quarta-feira, janeiro 06, 2016

DIA DE REIS, EPIFANIA DO SENHOR...





Que eu não dou o meu amor
A quem tem tantas peneiras
Vem daí, ó meu tenor
Vamos cantar as Janeiras
 (quadra popular)


A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 são conhecidas como a "Noite dos Reis". Em Portugal e também noutros países, sobretudo nas pequenas localidades, sai-se às ruas para cantar "as janeiras" de porta em porta, a troco de receber doces, salgados, e demais guloseimas...Outros países como a França e o Brasil, também festejam o Dia de Reis com danças, comidas típicas e doces regionais.

1- Evangelho de São Mateus (J.James Tissot)                                                      2-Os Três Reis Magos em casa de Herodes  


A Epifania propriamente dita perante os Magos do oriente, celebra-se conjuntamente com a festa do Dia de Reis, dia em que, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita e a adoração dos que posteriormente se tornaram nos Reis Magos. Tradição esta que marca para os católicos a veneração a estes magos vindos do oriente e que os converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data ainda, encerram-se os festejos natalícios para os católicos, e é esta a ocasião em que usualmente se desarmam os presépios e se guardam todos os enfeites natalícios.
  
A menção da estrela que guiou os Magos é uma alusão à estrela de Jacob, que depois se transformou na estrela de David, com seis pontas e doze lados, associando Jesus ao messianismo davídico. Assim também se dá com o nascimento em Belém, que era tida como a terra de origem de David. No seu Evangelho, São Mateus faz todos estes assentos messiânicos para convencer a comunidade dos cristãos oriundos do judaísmo que, em Jesus, se realizavam as suas expectativas messiânicas, conforme a tradição do Antigo Testamento. São Mateus apresenta Jesus como a luz e a glória de Deus para o povo de Israel, adorado universalmente por todos os povos.

   2-Adoração dos Reis Magos (Lorenzo Monaco, 1421-22)
Nalguns países, como a Espanha, existe a tradição das crianças colocarem os seus sapatos na janela,  com ervas, antes de irem dormir, para que os camelos dos Reis Magos se alimentem e possam prosseguir a sua viagem até Belém. Em troca, os Reis Magos deixam-lhes doces e guloseimas para comerem quando acordarem.

Existe ainda, em Portugal, o costume de comer neste dia o Bolo-Rei, no interior do qual se encontram escondidos uma fava e um brinde. Quem, ao comer, encontrar a fava, deve pagar o bolo no ano seguinte.

O registo mais conhecido sobre os Reis Magos encontra-se na Bíblia, no Evangelho de Mateus 2:1, que os descreve como “homens que estudavam as estrelas”. O texto não menciona o seu número, mas foram associados a três por causa dos diferentes tipos de presentes que levaram: ouro, incenso e mirra. Tal concepção surgiu no séc. VII D.C.

Igreja da Natividade em Belém

Já a tradição oriental falava que eram doze. O primeiro vídeo desta mensagem, apresenta algumas questões básicas acerca da busca pelos Reis Magos através da História. Do Evangelho de São Mateus às relíquias da Catedral de Colónia, onde se encontram os ossos dos Reis Magos.,, 







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...