quinta-feira, julho 25, 2013

SENHORA DO MUNDO...NOSSA SENHORA DA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL - Visita do Papa Francisco ao Santuário de Aparecida








Senhora Aparecida, padroeira do Brasil! 
Mãe negra e solidária de infinito esplendor,
protege esta pátria e o povo brasileiro,
que sonha com justiça, liberdade, paz e amor!
(Popular)




"Eu peço um favor, rezem por mim. Necessito. Que Deus os abençoe e Nossa Senhora Aparecida cuide de vocês. Até 2017, porque eu vou voltar." A promessa do papa Francisco após a missa em Aparecida apanhou todos de surpresa. Por quê 2017, afinal? Tudo indica que o "romeiro de Nossa Senhora" quer participar das comemorações dos 300 anos do aparecimento da santa que se tornou a padroeira do Brasil.


Há dois relatos sobre a aparição da imagem, de 39 centímetros, de Nossa Senhora - um de autoria do padre José Alves Vilela, em 1743, outro assinado por João de Morais e Aguiar, em 1757. Esses documentos estão guardados no Arquivo da Companhia de Jesus, em Roma, e no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida. Em ambos, a santa teria sido achada em outubro de 1717, quando Dom Pedro de Almeida, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, passava pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba - e ia até Vila Rica.

Por conta da passagem de Dom Pedro de Almeida, houve uma festa na região. Os pescadores foram ao Rio Paraíba, com a ideia de trazerem peixes para a comemoração. Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, pescadores, não estavam a ter muita sorte - e também nem era época boa para pesca. Após tentarem diversas vezes pescar algo e rezarem à Virgem Maria, apanharam um corpo de uma imagem de Nossa Senhora, nas redes. Sem a cabeça. Uma nova tentativa devolveu a cabeça da imagem ao barco.

De acordo com os relatos, após terem "pescado" a santa, os três pescadores conseguiram uma pescaria verdadeiramente milagrosa, para a festa.
Em 1967, ano da comemoração do jubileu dos 250 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o papa Paulo VI ofereceu ao Santuário Nacional a Rosa de Ouro, importante galardão do Vaticano.



Em 2012, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi finalmente reconhecida pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). A santa de 39 centímetros, de estilo barroco, feita de barro cozido e com uma coroa presenteada pela Princesa Isabel é, desde então, reconhecida como património cultural do Estado de São Paulo. É a 12 de 0utubro que se festeja o dia da padroeira do Brasil, feriado nacional. 

O mau tempo também complicou a vinda do papa Francisco e da sua comitiva a Aparecida. As forças de segurança deixaram um carro de segurança e um grupo de batedores em São José dos Campos, a 80 quilômetros da cidade, onde Francisco chegou transportado por um avião da FAB, para o caso de o trajeto ser feito pela Via Dutra. A comitiva do Papa optou pela chegada ao santuário em helicópteros.

Marcada para as 11h, a missa atrasou-se 30 minutos. Padres e bispos rezaram e cantaram com os fieis, que não deixaram o recinto até o momento em que Francisco partiu, por volta das 13h, para o Seminário de Bom Jesus, onde almoçou com cardeais e saboreou um cardápio tipicamente brasileiro. Depois abençoou a imagem de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.

A chegada do pontífice ao santuário e sua passagem de papamóvel próximo da multidão levaram os fieis ao delírio. Muitos católicos choraram de emoção e cantaram a música de boas-vindas a Francisco. Por sua vez, no final da missa, o Papa levou a imagem de Aparecida, considerada milagrosa, até à tribuna e, mais que abençoar os fieis, pediu que rezassem por ele. Depois confirmou a presença ao convite feito pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, para participar dos festejos comemorativos dos 300 anos do descobrimento da escultura da santa.


- Eu não falo brasileiro. Me perdoem, vou falar em espanhol. Muito obrigado por estarem aqui, de coração. Eu bendigo toda a sua família e peço que Nossa Senhora abençoe toda a Pátria. Agora, vou ver se entendem (seu espanhol): uma mãe esquece os seus filhos? Ela não se esquece, não se esquece de nós. Ela cuida. Eu vou pedir com jeitinho que rezem por mim. Eu preciso. Que Nossa Senhora cuide de vocês. E até 2017, que eu volto - disse o Papa.
Durante a missa, no primeiro sermão feito aos brasileiros, Francisco pediu aos jovens “três simples posturas”, focadas na esperança e na alegria. Como um dos milhares de romeiros que chegam a Aparecida todos os dias, disse que batia “à porta de Maria” e enalteceu a mãe de Jesus diversas vezes, mostrando consonância com os fiéis de Aparecida.

- Gostaria de chamar a atenção para três simples posturas: conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; e viver na alegria - disse Francisco, que, citando uma das leituras bíblicas feitas na celebração, continuou:
- O “dragão”, o mal, faz-se presente na nossa história, mas ele não é o mais forte. Deus é o mais forte, e Deus é a nossa esperança! É verdade que hoje, mais ou menos todas as pessoas, e também os nossos jovens, experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer. Frequentemente, uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros.

Ao final do sermão, Francisco lembrou o Papa Bento XVI que, assim como ele, esteve em Aparecida em 2007 durante o Celam (Conselho Episcopal da América Latina e Caribe). A frase de Bento foi dita na abertura da Conferência de Aparecida, da qual o então arcebispo Jorge Mario Bergoglio, era relator:
- Como dizia Bento XVI: O discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro.


O papa Francisco também pregou a esperança:
- Deixar-se surpreender por Deus. Quem é homem e mulher de esperança – a grande esperança que a fé nos dá – sabe que, mesmo em meio às dificuldades, Deus atua e nos surpreende - disse o papa.
O Seminário onde Francisco almoçou nesta quarta-feira, já abrigou dois papas, João Paulo II, em 1980, e Bento XVI, em 2007. O quarto e o refeitório usados pelo pontífice são os mesmos que Bento XVI usou.

- Não precisaram de reformas - explicou o bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli, que estimou em 150 mil o público recebido por Aparecida.
Um grupo de cerca de 400 sem-abrigo deixaram São Paulo em oito autocarros e alguns automóveis para fazer um protesto perante o Papa. O objetivo do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto era chamar a atenção do pontífice para as remoções de moradias em entorno das obras da Copa e para a violência policial nas periferias do país. Pacificamente, os manifestantes ocuparam um pequeno local entre a multidão da basílica, mas ficaram distantes do pontífice.
Sempre sorridente, Francisco passou com o papamóvel pela multidão em volta da basílica, acenando. Cumprimentou e beijou crianças. Depois da missa, saudou afetuosamente os fiéis, abraçando muitos dos que estavam entre as 13 mil pessoas que puderam entrar na igreja.

- É muita emoção. Não me importo com a chuva nem com não ter entrado na igreja. Valeu tudo, valeu a chuva, o frio. Valeu por ver o Papa. Ele é tudo. Ele é uma belezinha - festejou Angela Aparecida Limongi, vendedora de 52 anos, que mora na cidade vizinha de Guaratinguetá e que ocupava uma das seis mil cadeiras disponíveis diante da tribuna onde o pontífice fez um breve alocução.


Também nas ruas, nem a chuva nem o frio diminuíram a vontade de católicos que estiveram em Aparecida. Mais de 32 mil leitos, dos 33 mil disponíveis nos hotéis, foram ocupados pelos milhares de peregrinos que neste passado dia 24, em Aparecida, se renderam à simplicidade deste papa que tanto surpreende e encanta o mundo...










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...