domingo, maio 06, 2012

QUEIMA DAS FITAS 2012 - Semana Académica em Portugal















A Semana Académica é uma festividade estudantil do Ensino Superior, em Portugal. Normalmente cada universidade tem a sua própria semana académica. Apesar dos diversos nomes dados a esta semana ("Enterro" na Universidade de Aveiro, "Enterro da Gata" na universidade do Minho, etc.), é geralmente mais conhecida como "Queima", referindo-se à "Queima das Fitas", a semana académica mais antiga do país (Universidade de Coimbra), e também a designação mais comum das demais semanas académicas de todo o Portugal.


Pastas e Fitas dos Estudantes Finalistas

Esta tradição da Queima das Fitas acontece normalmente no início do mês de maio, e este ano acontece já desde o dia 6  até ao dia 11 deste maio de 2012. 

Entre outras diversas atividades, os pontos de referência desta Festa são a serenata estudantil, que assinala o início das festividades,  os concertos musicais e o cortejo académico e que culminam com a cerimónia de encerramento da Benção das Pastas.

Antes de mais, é importante dizer que tudo isto que hoje se festeja por todas as universidades do país, começou em Coimbra. Toda a tradição académica tem as suas raízes na mais antiga universidade portuguesa. Originalmente, no cortejo, que faz parte das atividades académicas da Queima das Fitas, os finalistas iam à frente e os carros alegóricos e os caloiros seguiam na parte traseira do cortejo.


Cortejo dos Estudantes Finalistas

Atualmente, os finalistas vão espalhados pelas respetivas casas,(faculdades, instituições, etc.), imediatamente à frente do carro. Frequentemente, em cima dos carros vão os Fitados. Atrás do carro, a fechar cada casa, vêm os caloiros. Nesse dia do cortejo, os caloiros, ao passarem pela tribuna, deixam de ser caloiros e passam a pastranos.

A ordem do cortejo é determinada pelo Magnum Consilium Veteranorum, órgão máximo da praxe e conforme a antiguidade académica.


Traje Académico

Assim , na cidade do Porto, em primeiro lugar desfilam as casas da Universidade do Porto, depois as da   Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Portucalense Infante D.Henrique, depois as do Instituto Politécnico do Porto. Seguem-se as demais instituições reconhecidas como integrando o Magnum Consilium, depois as chamadas casas convidadas (casas em processo de admissão ao Magnum Consilium ) e por fim o Carnaval (casas sem nenhuma ligação ao Magnum Consilium Veneratorum, mas cuja presença é autorizada pelo mesmo).

Encerra o cortejo uma casa da Academia, a Universidade Fernando Pessoa, que foi, em tempos idos, relegada sancionatoriamente para o último lugar e que agora prefere manter essa mesma posição.

Praxes e Brincadeiras Académicas

O cortejo segue atualmente o trajeto Palácio de Cristal - Rua da Restauração - Cordoaria - Rua dos Clérigos - Avenida dos Aliados. Aqui situa-se a tribuna, onde está o reitor da Universidade do Porto (e outras entidades académicas e civis), a quem o Dux Veteranorum simbolicamente pede autorização para que a Academia Portucalense possa passar. Após isso, o Dux Veteranorum assume o seu lugar na tribuna e as casas começam a sua passagem.

A indumentária correta para todos os participantes no cortejo é o traje académico, excepto para os caloiros. Os finalistas usam, como traje académico, uma cartola e uma bengala com as cores da sua instituição académica, sinal de terem chegado ao fim da vida de estudante e que receberam na imposição de Insígnias, no domingo anterior.


A Hora da Despedida...

Este Cortejo mantém ritual semelhante nas demais celebrações das diversas Queimas universitárias  de Portugal. Tal como no restante país e após outras festividades locais, a Queima termina com a celebração da Missa Campal e respetiva Benção das Pastas, celebrada no Porto pela autoridade eclesiástica hierarquia superior, neste caso o Bispo do Porto .

Em Lisboa, as festividades principais concentram-se na Alameda da Cidade Universitária, ao longo das ruas da Capital, com especial relevo para a Avenida da Liberdade e Restauradores, por onde passa o cortejo. A Missa Campal e Benção das Pastas têm lugar na Alameda da Cidade Universitária, numa cerimónia largamente emotiva e cheia de cor, celebrada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa.


Missa Campal e Benção das Pastas, Cerimónia Final

Na cidade de Coimbra, onde teve lugar a primeira Queima das Fitas do país, organizada pelos alunos da Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal, as festividades da Queima são a grande festa anual para os alunos e também para as pessoas da cidade. Aqui a semana das festas inicia-se com a tradicional noite do fado, a Serenata Monumental que acontece nas escadas da bela e também monumental Sé Velha de Coimbra, para uma multidão de milhares de estudantes, turistas e outros espectadores.

A praça fica repleta de estudantes com as suas capas negras de acordo com o ritual, os estudos são esquecidos por uma semana de alegria e folia que duram toda a noite. As restantes cerimónias e festividades seguem o ritual das outras suas semelhantes, celebradas no resto do país.

Após a eclosão da crise que e em 17 de abril de 1969  levou  os estudantes a oporem-se ao governo de Marcelo Caetano, as festividades assim como todas as outras manifestações de tradições académicas foram suspensas pelos próprios alunos, como um ato de protesto. Foi um período de tempo que ficou conhecido como o luto académico.


O reinício das celebrações teve lugar em 1980, no meio de um intensa controvérsia entre estudantes de esquerda que se opunham às celebrações e estudantes conservadores, que queriam retomar a antiga prática. Esta luta ainda durou um tempo, mas hoje a Queima das Fitas só é contestada por uma pequena minoria de estudantes dos movimentos da esquerda estudantil mais radical.


A Garraiada, uma das Festividades

Em suma, os estudantes voltaram a cumprir a tradição. Muitos deles, os finalistas, já saudosos da cidade que os acolheu nos últimos anos, terminam o cortejo com um arrepio na espinha e uma lágrima no canto do olho...

Afinal, Coimbra tem mais encanto, na hora da despedida...





CORTEJO ACADÉMICO:

GARRAIADA (Festividade):



SERENATA MONUMENTAL:

MISSA CAMPAL E BENÇÃO DAS PASTAS:



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...