![]() |
Território de "Guerra dos Tronos" e "Muralha de Gelo" |
Pela segunda vez em quatro anos, o escritor George
R.R. Martin, designado pela revista "Time" como um dos homens mais influentes do ano de 2011, deslocou-se a Portugal para a divulgação da sua obra de ficção "As Crónicas do Fogo e do Gelo" e respetiva apresentação da sua versão agora adaptada à televisão.
Atingindo já a publicação de sete volumes e perspectivas crecentes atá ao décimo volume, em Portugal foi compilada em dois volumes: "A Guerra dos Tronos" e "A Muralha de Gelo".
R.R. Martin, designado pela revista "Time" como um dos homens mais influentes do ano de 2011, deslocou-se a Portugal para a divulgação da sua obra de ficção "As Crónicas do Fogo e do Gelo" e respetiva apresentação da sua versão agora adaptada à televisão.
Atingindo já a publicação de sete volumes e perspectivas crecentes atá ao décimo volume, em Portugal foi compilada em dois volumes: "A Guerra dos Tronos" e "A Muralha de Gelo".
Centrando a sua escrita no género fantástico, o seu livro foi adaptado para a série televisiva "The Game of Thrones" estreada em 17 de abril de 2011 e o primeiro episódio contou com mais de 4,2 milhões de espectadores.
Face ao sucesso da primeira temporada, o escritor veio a Portugal para promover a segunda temporada. A primeira série teve 10 episódios, que perfazem 10 de história. Mas se o livro fosse reproduzido integralmente, isso implicaria muitas mais horas de emissão, mais recursos e um cenário incomparavelmente mais dispendioso para a realização dos diversos episódios.
A estreia do primeiro episódio da segunda temporada foi organizada pela Syfy nos cinemas do "El Corte Inglês", perante uma sala cheia de admiradores de George R.R. Martin e das sua obras. Durante a projeção o silêncio foi total, as expectativas eram grandes, mas no final os aplausos foram muitos.
As expectativas tinham sido superadas. Com o enorme sucesso da série, já se fala na temporada 7, dado que a obra foi concebida até ao volume 7.
Mas George R.R. Martin esclarece: "Para mim essa possibilidade é ótima e gostava bastante que isso acontecesse. Mas isso depende da adesão da audiência, que dita o sucesso ou o insucesso. Também os prémios e os reconhecimentos o ditam. Se a série merecer a HBO (empresa produtora da série para a televisão), continuará a produzir.
Está fora do meu controlo, eu só escrevo os livros. Sou escritor e não produtor. Antes de tudo, a história termina nos livros, e os leitores saberão o seu final, independentemente da continuação da série em televisão. Talvez se possa chegar à temporada 10 ou 11, não sabemos. Tudo depende da adesão e sucesso de " A Guerra dos Tronos".
Produtor executivo da série para a televisão, o escritor já foi galardoado com os seguintes prémios:
- Prémio Locus, em 1997 - Melhor Romance (Fantasia) - venceu.
- World Fantasy Award, em 1997 - Melhor Romance - indicado.
- Prémio Hugo, em 1997, - Melhor Novela por Blood of the Dragoon - venceu.
- Prémio Nebula em 1997, - Melhor Romance - indicado.
- Ignotus Award em 2003, - Melhor Romance Estrangeiro - venceu.

A "Guerra dos Tronos" passa-se num mundo fantástico, bastante inspirado na história britânica e em particular na Guerra das Rosas.
- Will, um homem da Patrulha da Noite.Eddard Stark, Guardião do Norte, Lorde de Winterfell e Mão do Rei.
- Catelyn Stark, da Casa Tully, esposa de Eddard Stark.
- Sansa Stark, filha mais velha de Eddard Stark e Catlyn Stark.
- Arya Stark, filha mais nova de Eddard Stark e Catlyn Stark.
- Bran Stark, o segundo de três filhos de Eddard Stark e Catlyn Stark.
- Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark.
- Trion Lannister, irmão da Rainha Cersei e de Sor Jaime, filho de Lorde Twyn Lannister.
- Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, Princesa de Pedra do Dragão e herdeira do trono Targaryen depois do seu irmão Viserys Targaryen.
Todavia trata-se de um mundo inventado, quase mágico, onde "os verões duram décadas e os invernos se arrastam por gerações".
Este poderoso mundo fantástico em que a ação decorre, está alicerçado num trabalho de construção minucioso - enredo, interpretação, guarda-roupa, gestualidade e a vivência da época coerente - e o seu conjunto torna-se tão consistente que o espectador quase pode imaginar e visualizar os factos históricos descritos nos compêndios dos especialistas.
Um poderoso mundo fantástico em que se desenrola uma já tradicional história de poder.
De resto a narrativa e a estrutura das pedras de um jogo de xadrês político e intricado, devem muito à realidade medieval e cavaleiresca, sem menosprezar o trabalho idóneo e criativo dos argumentistas, muito menos a base em que se desenrola a saga.
A saga televisiva narra a vida em sete reinos, onde reis, rainhas, cavaleiros, vassalos, nobres e tiranos dançam numa batalha de traições, intriga, amor e luxúria.
O percurso real da Humanidade está fortemente impregnado de tudo isto...este é o motivo pelo qual classificar este realismo como mágico, é totalmente apropriado.
Na primeira temporada, vamos acompanhar as aventuras de várias famílias:
A Casa Stark, que tem como divisa "O Inverno Está a Chegar".
A Casa Baratheon, com a divisa " A Fúria é Nossa".
A Casa Lannister, com a divisa "Ouvi-me Rugir".
A Casa Tagaryen, que adota a sigla "Fogo e Sangue".
Sem esquecer os Dothraki, guerreiros nómadas. Todos têm ensejos, aspirações, tropas, aliados e inimigos mulheres sumptuosas e muitas armas.
Primorosa até ao último detalhe, esta série é um encanto para os olhos, com cenários esmagadores e movimentações como há muito não são mostrados em televisão.
Não esqueçam, - A GUERRA DOS TRONOS - Syfy HD, segundas feiras, 22h15.
![]() |
O Mundo de " A Guerra dos Tronos" |
Sem comentários:
Enviar um comentário