quarta-feira, maio 23, 2012

A MAGIA DA DANÇA (Parte VIII) - A Dança Hip Hop








A Dança Hip Hop refere-se aos estilos de dança sociais ou coreagrafados relacionados com a música e a cultura hip hop. Hip hop (também referido como hip-hop)é uma cultura artística que se iniciou durante a década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque.

Cultura Hip Hop

O hip-hop emergiu em meados desta década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetosenfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, os quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. Os gangues funcionavam como um sistema opressor dentro das próprias periferias: quem fazia parte de alguns dos gangues, ou quem estava de fora,  conhecia sempre os territórios e as regras impostas por eles, devendo segui-las rigidamente.

Dançarino de Hip Hop

Esses bairros eram essencialmente habitados por imigrantes do Caribe, vindos principalmente da Jamaica. Por lá faziam-se festas de rua com equipamentos sonoros ou carros de som muito possantes chamados de Sound System (carros equipados com equipamentos de som, parecidos com trios elétricos). Os Sound System foram levados para  Bronx, um dos bairros de Nova Iorque, de maioria negra, pelo DJ Kool Herc, que, com doze anos partiu para os Estados Unidos com sua família. Neste contexto, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, formas próprias, dos jovens ligados àquele movimento, e que se manifestou no aparecimento de formas próprias de música, dança, poesia e pintura. 


Nasceu assim uma nova forma de cultura, a cultura do hip hop.

Isto originou uma grande variedade de estilos, no que respeita à dança, mas os que mais marcadamente se desenvolveram foram: breakdance, locking e popping, durante a década de 1970, por estes emigrantes afro e latino-americanos.

O que diferencia a dança hip hop de outros tipos de dança é o freestyle e os seus dançarinos frequentemente estarem envolvidos em batalhas, competições de dança formais ou informais. Sessões informais e batalhas de freestyle são geralmente realizadas num cipher, um espaço de dança circular que se forma naturalmente quando a dança se inicia.

Dançarina de Hip Hop

Os três elementos - freestyle, batalhas e ciphers - são os componentes da dança hip hop.

A breakdance:
É fácil chegar à conclusão de que a breakdance teve origem na capoeira, uma dança afro-brasileira, como uma forma de autodefesa disfarçada sob a capa da dança. Na verdade a capoeira  surgiu centenas de anos antes da breakdance, o uprock é similar ao proposto pela capoeira, e ambos são realizados com música. No entanto, como não houve filmes de capoeira, escolas ou outras afirmações da mesma  no bairro nova-iorquino  Bronx, é pouco provável que o breaking tenha nascido desta.

Breakdance

Um das maiores diferenças entre os dois estilos de dança é que o competidor de capoeira nunca pode tocar com a mão no chão. Contrariamente, um dançarino de breaking está sempre com as mãos no chão. Tendo em conta estes aspectos, a comunidade negra dos EUA não teve no que se basear como referência ao criar a breakdance.

Embora a dança hip hop e a do funk sejam estilisticamente diferentes, tiveram sempre muito elementos em comum, como a improvisação e a forma como se originaram dentro das comunidades negra e latina dos Estados Unidos. O Funk Styles foi integrado no hip hop em 1980, quando a cultura atingiu a Costa Oeste dos Estados Unidos.

A partir da adoção da cultura hip hop pela Costa Oeste, a Califórnia manteve a produção constantes de estilos de dança regionais, como o turfing e o krumping, que mais tarde se integraram no breaking. As semelhanças culturais destes dois estilos de dança de rua e a breakdance, por vezes encarados como subcultura do hip hop, têm ajudado e contribuído para a sua própria sobrevivência e evolução. 

A designação de break, é proveniente de uma quebra ou pausa súbita  no ritmo da música, característica da breakdance.


Cartaz do Campeonato Mundial de Hip Hop

O locking:
O locking, originalmente chamado de campbellocking, foi criado em Los Angeles por Don Campbell e introduzido no seu país por um grupo, The Lockers. O locking moderno possui movimentos similares ao popping, e é muitas vezes confundido com este. No locking, o dançarino deve ter as pernas alongadas. O lock  é o movimento inicial usado na dança, similar ao freeze da breakdance, uma pausa repentina. Um dançarino de locking é caracterizado pelas constantes paradas de ação e rápido no reinício do movimento.


Popping e locking são dois estilos de dança diferentes, com histórias próprias, com conjuntos de movimentos próprios  e  com as suas próprias categorias de competição. Um dançarino pode dançar um ou o outro, mas nunca os dois ao mesmo tempo.


O popping:
O popping foi criado por Sam Salomon, em Fresco, Califórnia, e realizado pela sua equipe, a Electric Boogaloos. É baseado na técnica de rápida concentração e relaxamento dos músculos para causar um empurrão no corpo do dançarino, referido como pop ou hit. Cada hit deve ser sincronizado com o tempo e as batidas da música. Este estilo inclui dois movimentos principais, deslizar e flutuar, que são movimentos feitos com a parte inferior do corpo, especificamente os pés e as pernas. Quando feito de modo correto, este movimento causa a impressão de que o dançarino desliza sobre o gelo.


Locking


Em oposição a esses dois movimentos, há o tutting, onde é utilizada a parte superior do corpo - braços, mãos e punho - para formar um ângulo reto de 90 graus. Quando realizado corretamente, o tutting é semelhante aos personagens da arte do Antigo Egito, sendo tut, uma referência ao faraó Tut.


Posto isto, torna-se imperativo referenciar os grupos executantes desta dança hip hop. Um grupo de dançarinos  de rua que se reúne e que cria rotinas de dança, formam um crew, e é entre os crews dos diversos bairros que se travam as diversas batalhas. Hoje, estas batalhas foram transportadas para os palcos, sob a forma de grupos que disputam as mais diversas competições e campeonatos, das quais se destaca o Campeonato do Mundo, normalmente realizado nos Estados Unidos. Mas também em Inglaterra  estas competições têm lugar, e  em vários outros países.

Graffiti de Hip Hop


Os grupos ou crews famosos são muitos, mas dou especial relevo aos Rock Steady Crew, Electric Boogaloos e os atuais campeões do mundo Jabbawockeez,  de entre tantos outros.  A indústria da dança tomou conta do hip hop, e os palcos, televisores e salas de cinema difudem as suas mais diversas atuações, agora já não sob a forma de batalhas, mas sim de campeonatos e filmes de curta e longa metragem. 


Também o mundo da dança clássica se rendeu ao break e ao pop, tendo o Sadlers Wells Ballet incluído no seu repertório peças de dança hip hop.


Hoje a dança hip hop é reconhecida pelos dançarinos e pelos treinadores como uma alternativa de prática de atividade física. A Hip Hop Internacional, uma organização que promove campeonatos de breakdance nos Estados Unidos e no mundo inteiro, foi fundada como uma subsidiária da Spots Fitness International. É raro o ginásio de hoje em dia, que não inclua, nos seus horários, algumas horas dedicadas à prática da dança hip hop.


Jabbawockeez, Campeões Mundiais de Dança Hip Hop
A sua prática é extremamente agradável e, como muitas vezes digo, agradavelmente "viciante". Por experiência própria...










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...