sexta-feira, maio 11, 2012

FÁTIMA, ALTAR DO MUNDO - 13 de Maio de 2012

















Fátima é uma das maiores referências marianas do mundo e importante polo turístico. Aqui acorrem peregrinos de todo o mundo, sobretudo nos dias 12 e 13, de maio a outubro de cada ano. Este ano, é esperado em Fátima um elevado número de peregrinos, que poderá duplicar o do ano passado, dada a enorme quantidade de pessoas que desde há já alguns dias, pisam os caminhos de Fátima.

A historia de Fátima é constituída por Francisco, Jacinta e Lúcia, crianças pastores, que testemunharam, entre maio e outubro de 1917, sucessivas aparições de Nossa Senhora do Rosário. Encarado inicialmente com relutância pela Igreja mas acarinhado pelo povo, o fenómeno só em 1930 foi reconhecido pelo bispo de Leiria.


Recentemente o Vaticano atribuiu a dois dos pastores, Jacinta e Francisco, o milagre duma cura, o que fundamentou a beatificação de ambos, em 13 de maio de 2000. O processo de beatificação de Lúcia, agora irmã Lúcia e falecida recentemente, encontra-se já em adiantada fase de execução, dada a concessão especial da dispensa da espera de dois anos decretada pelo Papa Bento XVI, dispensa  somente concedida ao Beato João Paulo II  e a Madre Teresa de Calcutá.

A fama mundial de Fátima acentuou-se muito durante o papado de João Paulo II, assumido devoto de Nossa Senhora de Fátima.

Foi nesta cidade de Fátima, situada em pleno Concelho de Ourém, que Nossa Senhora apareceu em 1917, a 2,5 km de Fátima, no sítio denominado Cova da Iria, pedindo penitência, oração e a citação diária do rosário para o seu povo da terra. A cidade é um centro de espiritualidade. Todos os anos milhões de peregrinos rumam a Fátima.


Das histórias religiosas desta terra ficam as aparições. No dia 13 de maio de 1917, três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta andavam com o seu rebanho. De um momento para o outro, em cima de uma pequena azinheira surgiu uma luz brilhante e intensa que envolvia uma linda senhora. Nossa Senhora disse-lhes que voltaria nos meses seguintes para pedir oração e sacrifício.

Pediu-lhes também que rezassem pela humanidade.

De junho a outubro assim fizeram os pastorinhos. Correu a notícia das aparições e muita gente juntou-se à volta das crianças para ver a senhora. Só em outubro, milhares de pessoas conseguiram testemunhar o que ficaria conhecido como o Milagre de Fátima. No local foi edificado um enorme Santuário, em honra de Nossa Senhora e com o objetivo de acolher os peregrinos. No local da aparição, junto da azinheira fez-se uma capelinha, a Capelinha das Aparições, onde se encontra uma imagem da Nossa Senhora de Fátima.

O local da Capela das Aparições, onde apareceu Nossa Senhora do Rosário aos Pastorinhos, é o coração do Santuário. Um edifício simples onde se guarda a imagem da santa. Este foi o primeiro templo construído na Cova da Iria e a ser usado como local de oração. Na última Aparição surgiu uma nascente de água no local onde atualmente se ergue o monumento em honra do Sagrado Coração de Jesus. Em seu redor existem bicas de água boa para beber.


João Paulo II, no dia 13 de maio de 1982, inaugurou o Centro Pastoral Papa Paulo VI, centro de congressos e estudos marianos de grande importância. Catorze capelinhas completam a via-sacra. Evocam a paixão do Senhor e o percurso que as engloba tem início na rotunda de Santa Teresa de Ourém. Depois passa junto do monumento que, nos Valinhos, mostra o local onde aconteceu a quarta aparição (19 de agosto de 1917). O final da via é quando se chega ao Calvário, acima da Loca do Anjo (neste local terão os três pastorinhos recebido a primeira e terceira aparição do anjo ainda durante a primavera e o outono do ano de 1916).

Ainda existem, e é possível visitar, as casas onde viveram os três pastorinhos. Em Aljustrel estas casas têm no seu interior os objetos de uso doméstico, mobiliário e objetos pessoais que serviram os videntes agora beatos Francisco e Jacinta, e irmã Lúcia. No quintal de Lúcia, o Anjo, em 1916, fez a sua segunda aparição. Ninguém pode ficar indiferente a uma visita a Fátima e deixar de se render à energia positiva que se sente no local. É impossível não se emocionar perante tanta fé, tanto sentimento de pessoas dos mais diversos países, que vêm a Fátima em busca de esperança, de um milagre, ou simplesmente de conforto espiritual.


Tal como a Virgem  pediu aos pastorinhos para rezarem pela humanidade, saibamos nós também fazê-lo nestes tempos adversos e difíceis. 


Depositemos a nossa Fé e Esperança neste Altar do Mundo: Fátima.




O MILAGRE DE FÁTIMA:


VIGÍLIA E PROCISSÃO DAS VELAS:


FENÓMENO SOLAR EM 13 DE MAIO DE 2011:


CERIMÓNIA FINAL DO 13 DE MAIO, O "ADEUS À VIRGEM":



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...