sábado, junho 30, 2012

DIAMONDS: A JUBILEE CELEBRATION - Exposição de Encerramento das Celebrações do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II






A exposição Diamonds : a Jubilee Celebration (Diamantes: a Comemoração do Jubileu), vai mostrar as diversas maneiras como os diamantes têm sido utilizados pelos monarcas britânicos ao longo dos últimos 200 anos. Inclui uma exibição inédita de várias joias pessoais da rainha - desde aquelas herdadas por Sua Majestade até as que foram adquiridas durante o seu reinado. Os visitantes poderão ver quantas dessas extraordinárias pedras preciosas passaram por diversas transformações, tendo sido talhadas novamente ou incorporadas em novas configurações durante a sua fascinante história. A exposição abriu hoje, 30 de Junho, e vai até 7 de outubro de 2012.

Joias em exposição no Palácio de Buckingham
As comemorações do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II terminaram ontem oficialmente, mas de facto só terminarão  em 2013, ano em que na realidade se completam os 60 anos de reinado da monarca britânica. Este foi pois um dos eventos que assinalam o fim das comemorações reais.

A disputa pela melhor homenagem ao Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II foi acirrada. A loja de luxo Harrods decidiu caprichar na sua proposta e convidou as principais marcas de moda para reinterpretar a coroa de St. Edward, uma das mais antigas da realeza inglesa, usada na coroação dos monarcas desde o século XVI. E assim aconteceu com Elizabeth II. Reproduzo seguidamente as principais versões dos diversos estilistas.

Diversas reinterpretações da coroa do rei Edward. segundo os diversos estilistas

De entre as joias da coroa britânica, expostas ao público pela primeira vez, as peças feitas com o Diamante Cullinan , o maior do mundo, são as que despertam maior curiosidade. A pedra que pesava 3.106 quilates em estado bruto, foi descoberta em 1905, numa mina da África do Sul. Trata-se dos maiores diamantes lapidados e sem falhas de todo o mundo e fazem parte das joias da coroa guardadas na Torre de Londres . As principais peças que o integram são o ceptro e a coroa que a rainha usa nas cerimónias da Coroação e abertura do Parlamento , um broche com pingente (constituído por dois fragmentos do diamante) e o colar Delhi Durbar em esmeraldas e pingente de diamante.

Quem quer que se desloque a Londres não deverá nunca deixar de assistir a esta exibição, mesmo em tempos normais e não de festa ou celebração, com uma visita à Torre de Londres. São joias fabulosas. Tive já ocasião de as apreciar devidamente e concordo que  são impressionantemente deslumbrantes. O encanto das peças não está apenas no desenho e no preço, mas sobretudo no peso histórico.

Sua Majestade Rainha Elizabeth II, usando o broche contituído por dois fragmentos do Diamante de Cullinan

Desde sempre a realeza da Inglaterra, com os seus capítulos de poderes, amores e traição, inspiradoras de tantas obras literárias e filmes, tem exercido um fascínio muito especial. E todos estes tesouros nos transmitem  o peso do seu testemunho.

Apesar da grande discrição quanto à sua biografia e fortuna, aos 85 anos, os rumores acerca do seu património colocam a rainha Elizabeth II como uma das mulheres mais ricas do planeta, segundo a revista Forbes, que estima a sua fortuna em cerca de US$ 650 milhões. Nesta quantia não estão incluídos os tesouros da realeza, como o Palácio de Buckingham, as joias da Coroa, ou a coleções de obras de arte, que só em raríssimas ocasiões pode ser apreciada, como esta do jubileu da rainha.

Projeção da imagem da Rainha Eizabeth II, na fachada do Palácio de  Buckingham

Para assinalar esta exposição, crianças em todo o Reino Unido foram convidadas a criar um auto-retrato gigante da rainha, segundo o seu gosto pessoal. A imagem gigante da Rainha Elizabeth II foi transmitida para a fachada do Palácio de Buckingham, fruto da montagem de 200.000 retratos feitos pelos alunos britânicos.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...