domingo, junho 10, 2012

FESTAS POPULARES DE LISBOA 2012 - CONVITE











Todos os anos, a partir do começo da primavera até ao começo do outono, Lisboa inteira vira uma festa. E Lisboa convida todos para dela participarem. Celebrações que além de diversão, pretendem motivar a reflexão sobre a importância das raízes culturais, dos rituais e da convivência. 

O ponto alto são as comemorações dos Santos Populares, Santo António (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho), mas é especialmente comemorado o dia de Santo António, Padroeiro de Lisboa, cujos festejos mais marcantes acontecem na noite do dia 12.  E são eles o grande desfile das Marchas de Lisboa na Avenida da Liberdade e os numerosos Arraiais que dão cor, música e alegria aos bairros típicos da cidade, dos quais se destacam Alfama, Mouraria e Madragoa. É a noite da sardinha assada no pão, de saltar a fogueira e queimar a alcachofra...


Muitas outras actividades são realizadas na rua como festivais de teatro de bonecos, shows, desfiles. Os locais emblemáticos da cidade também recebem espectáculos, como a Festa do Fado que tradicionalmente acontece no Castelo de São Jorge, ou os Festivais de Cinema, que se realizam no Cinema São Jorge.

Bernardo Sassetti vai ser homenageado na edição de este ano das Festas de Lisboa 2012. O pianista, que morreu recentemente depois de ter caído de uma falésia na praia do Guincho, na zona de Cascais, era um dos artistas convidados a integrar a programação do evento. A organização decidiu, por isso, dedicar a edição das Festas de Lisboa deste ano à memória do músico.

A programação destas festas  vai estar centrada em "seis eixos fundamentais": o Concerto de Abertura, a Festa do Fado, os 80 anos das Marchas Populares, os Arraiais, o Concerto de Encerramento e a comemoração do Dia de Portugal no Terreiro do Paço. E já tiveram o seu início com um espectáculo de rua na noite de 31 de maio na zona do Rossio e Restauradores, o evento "Firebirds Titanick Theatre".


Durante a Festa do Fado, que este ano ganhou relevo especial com a nomeação do fado como Património da Humanidade, vai ser possível assistir a um ciclo de cinema sobre fado e uma "apresentação de guitarristas da nova geração", no evento "Sábado, Meia-noite, uma Guitarra", além dos habituais concertos do Castelo de são Jorge, anteriormente referidos.

Ainda no 80.º aniversário, as Marchas Populares comemoram também o Ano de Portugal no Brasil /de Brasil em Portugal, com marchas convidadas oriundas do Brasil (Rei de Paus), de Macau (Dança do Dragão) e dos Emirados Árabes Unidos (National Band). A Festa da Sardinha, os Arraiais, vão manter-se espalhados pela cidade.

Para a comemoração do Dia de Portugal, a 10 de junho, houve já um concerto no Terreiro do Paço com Sérgio Godinho, Jorge palma, Manuela Azevedo e Virgem Suta, como convidados.

Durante todo este mês de junho, Lisboa será palco de várias apresentações e festivais, como o "Coral de Verão" (vários coros de origens mundiais concentrados em equipamentos de Belém), o "Festival do Silêncio", o "Lisboa cidade do cinema" (exibição de vários filmes sobre Lisboa, no Cinema Nimas), o "Surf Film Festival" (no Cinema São Jorge), o "Ludopolis" (festival de jogos no Jardim Tropical de Belém), o "Lusitango" (festival de tango), o "Compasso Fest" (bandas de Lisboa) e o "Andar em Festa" (música nos transportes públicos), entre outros.


Para encerrar as festas da cidade, está marcado um concerto na Alameda, no dia 30 de junho, com as participações de Milton Nascimento, António Zambujo, Ana Moura e Carminho.

Por tudo isto e por muito mais, Lisboa convida todos para uma visita e a todos estará pronta para receber de braços abertos...

Para o fazer, e conhecer em pormenor o programa das Festas de Lisboa 2012, basta seguir o link: Festas de Lisboa 


Divirtam-se!




LISBOA CONVIDA:

FIREBIRDS TITANICK THEATRE:

MARCHAS POPULARES DE LISBOA:



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...