segunda-feira, janeiro 18, 2016

CONCERTO DE ANO NOVO 2016 (NEUJAHRSKONZERT 2016) - Orquestra Filarmónica de Viena








Durante décadas, a Filarmónica de Viena tem apresentado ao público, no Ano Novo, um programa alegre com um repertório exclusivamente em homenagem à família Strauss e seus contemporâneos. Realizados na sala grande do edifício do Musikverein de Viena, na Áustria, e graças à transmissão de televisão para mais de 70 países, estes concertos no Ano Novo desfrutam de grande popularidade não só em Viena, mas em todo o mundo.


Este blogue mantem-se fiel à sua divulgação anual, por motivos que não necessitam de justificação, tal a beleza e qualidade destes concertos.

Nascidos durante um período negro da história da Áustria, os concertos foram projetadas para encorajar a população austríaca e, por sua vez dar-lhes a esperança de melhores tempos. Hoje, milhões de pessoas ao redor do mundo vivem com esta música, às vezes alegre e outra profunda, que traz otimismo e alegria para o novo ano.

O Concerto de Ano Novo da Filarmónica de Viena tem este ano o glamour suplementar de celebrar o jubileu dos 75 anos do evento, recordando a data de 1/1/1941: segundo concerto do género dos Wiener Philharmoniker, mas o primeiro realizado no dia de Ano Novo.

Este ano, um maestro excecional, o letão Mariss Jansons, que perfez 73 anos duas semanas depois deste concerto, dirigiu pela terceira vez a Filarmónica de Viena nesta data, após 2006 e 2012.

Jansons é uma das glórias da direção de orquestra das últimas décadas e é regularmente apontado em votações como sendo o mais brilhante maestro em atividade. Filarmónica de Leninegrado/S. Petersburgo (ao longo de 28 anos), Filarmónica de Oslo (durante 21 anos), Filarmónica de Londres, Sinfónica de Pittsburgh, Orquestra do Concertgebouw de Amesterdão (11 anos) e Sinfónica da Rádio da Baviera (há 12 anos, sendo que o contrato, sucessivamente prolongado, já se estende até 2021!) são algumas das orquestras que já o tiveram como titular ou "convidado principal".

Mariss Jansons

Mariss estudou em Viena com Hans Swarowsky e em Salzburgo com Karajan (na Rússia, trabalhara com Yevgeny Mravinsky) e dirigiu em 1992 pela primeira vez a Orquestra Filarmónica de Viena. É membro da Sociedade dos Amigos da Música, o outro nome do Musikverein de Viena.


O concerto
A celebração deste concerto  tornou-se um ritual. O programa seguirá três repetições principais ou encores. Durante a segunda iteração (a marcha tradicional O Danúbio Azul de Johann Strauss II, 314 Op., 1867), o público interrompe com aplausos as fases iniciais e o diretor, em nome da orquestra deseja a todo  o público (de todo o mundo) um Feliz Ano Novo. Na terceira e última parte, tradicionalmente,  a composição  Radetzky March (Johann Strauss I, 228 Op., 1848) é interpretada.

Em 2005 não foi tocada, em memória das vítimas do tsunami de 26 de dezembro de 2004 na Ásia. O público bate palmas palmas ao ritmo da Marcha de Radetzky, sob a batuta do maestro.
 Zubin Mehta conduziu o concerto em 1990, 1995, 1998 e 2007. Em 2007, congratulou-se com a Roménia e a Bulgária como membros da União Europeia. Em 2008 e 2010, o diretor francês Georges Petre assumiu a direção do show.

Desde 1959, o Concerto de Ano Novo é transmitido ao vivo pela ORF (televisão nacional austríaco) para mais de 70 países, em 2010, foi transmitido pela primeira vez tempo em HDTV e online. Ballets também são emitidos em Schoenbrunn Palace para os telespectadores. Em 2007, foram mostrados pela primeira vez , com bailados interpretados nos jardins barrocos do castelo. Estas peças são normalmente dançadas por bailarinos do Ballet Estatal de Viena e, por vezes o Ballet da Ópera Estatal de Viena, Volksoper de Viena, a Ópera Estadual Bávara, bem como estrelas internacionais convidados. Em 2008 foi a primeira vez que se dançou ao vivo no grande salão, repetida em 2011, com os onze bailarinos estagiários de 15 anos, da Escola de Ballet da Ópera Estatal de Viena. Em 2011, Valentino desenhou figurinos para o bailado realizada no Museu Kunsthistorisches (Museu de Arte e História).

Embora o programa de música por norma contemple a dinastia Strauss (pai e filho Johann, Josef e Eduard), muitas vezes inclui obras de outros compositores, como Josef Lanner e Josef Jr. Hellmesberger . O programa inclui obras  executadas em espetáculos anteriores ao Ano Novo.

Concerto de Ano Novo 2016 (Neujahrskonzert 2016) – Orquestra Filarmónica de Viena 

A decoração floral de Ano Novo é um presente da cidade italiana de Sanremo desde 1980. Em 2011, o grande salão foi decorado com 30.000 flores.

UM FELIZ ANO DE 2016! 

O PROGRAMA:
Franz von Suppe
Ouv. Ein Morgen, ein Mittag, ein Abend em Wien
Johann Strauss, Jr.
Märchen aus dem Orient. Walzer, op. 444
Josef Strauss
Wiener Leben. Polka Française, op. 218
Eduard Strauss
und lacht lebt Wo homem. Polka Schnell, op. 108
Josef Strauss
aus Österreich Dorfschwalben. Walzer, op. 164
Johann Strauss, Jr.
Vom Donaustrande. Polka Schnell, op. 356

- Pausa -

Johann Strauss, Jr.
Perpetuum mobile. Musikalischer Scherz, op. 257 
Accelerationen. Walzer op.234 
magnetische Elektro-Polka, op. 110
Eduard Strauss
Mit Dampf. Polka Schnell, op. 70
Johann Strauss, Jr.
An der Elbe. Walzer, op. 477
Johann Strauss, sen.
Annen Polka-[Beliebte Annen Polka-], op. 137
Hans Christian Lumbye
Champagner-Galopp, op. 14
Johann Strauss, Jr.
Studenten-Polka. Polka Française, op. 263
Johann Strauss, sen.
Freiheits-Marsch, op. 226
Johann Strauss, Jr.
Wein, Weib und Gesang. Walzer, op. 333
Eduard Strauss
Mit Chic. Polka Schnell, op. 221




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...