domingo, julho 19, 2015

OMAR SHARIF (1932-2015), DEIXOU-NOS NA SEMANA PASSADA...









No passado dia 10 de julho morreu o ator Omar Sharif, aos 83 anos de idade, em consequência de um ataque cardíaco. Natural do Egito, encontrava-se internado num hospital para pacientes com Alzheimer.

Sharif começou a sua carreira cinematográfica na década de 1950 e tornou-se mundialmente conhecido no papel de um líder árabe aliado de Peter O'Toole (T.E. Lawrence) no filme de David Lean "Lawrence of Arabia" (1962).

O papel de protagonista surgiu em "Doutor Jivago" (1965), também de David Lean, uma adaptação do romance de Boris Pasternak, passado durante a Revolução Russa.
 Com "Lawrence da Arábia" ganhou o prémio "Golden Globe" para melhor ator secundário e foi nomeado para o Óscar de melhor ator secundário. Com "Doutor Jivago" conquistou o "Golden Globe" para melhor ator.

Foi Genghis Khan e Che Guevara e participou em filmes tão diferentes como "Mayerling" (1968) de Terence Young, "Funny Girl" (1968) de William Wyler, ao lado de Barbra Streisand, ou "Os Possessos" (1988) de Andrzej Wajda.
Depois de um Leão de Ouro no Festival de Veneza, em 2003, pelo conjunto da sua carreira, Sharif recebeu o César em 2004 para Melhor Ator em "Monsieur Ibrahim et les fleurs du Coran" de François Dupeyron, no qual interpreta um velho merceeiro árabe que se torna amigo de um jovem judeu.

De nome Demitri Chalhoub, nasceu a 10 de abril de 1932, em Alexandria (norte do Egito), numa família de origem libanesa e cristã (da igreja católica greco-melquita).

Licenciou-se em matemática e física na Universidade do Cairo, antes de se mudar para Londres para estudar na Royal Academy of Dramatic Art. Casou-se em 1954 com a atriz egípcia Faten Hamama, depois de se converter ao islamismo. O casal teve um filho, Tarek, e separou-se em 1956.

Poliglota, Omar Sharif viveu sobretudo em França, nos Estados Unidos e em Itália. Já doente de Alzheimer, regressou ao Cairo.


Descanse em paz.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...