quinta-feira, julho 02, 2015

"LAUDATO SI´"(LOUVADO SEJAS), A NOVA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO






Laudato Si´( Louvado sejas- em italiano antigo) encíclica do Papa Francisco, aborda o tema da ecologia, do ambiente e o cuidado a ter com a criação. Apelando ao cuidado da casa comum, o Papa Francisco apela ainda à responsabilização de toda a família humana, na busca de um desenvolvimento sustentável e integral. Foi publicada pela Editorial Apostolado da Oração.


Na encíclica Laudato Si’, uma referência a um cântico de São Francisco de Assis de louvor a Deus pela criação – o Santo Padre faz «um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta».
Francisco diz que precisamos de «um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental que vivemos e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós».

No documento, o Papa estabelece uma ligação entre as diferenças de riqueza e as questões ambientais. «Se é verdade que os países pobres muitas vezes têm uma dívida financeira para com os países ricos, também o é que existe uma “dívida ecológica” no sentido inverso», afirma, acrescentando que «a desigualdade não afeta apenas os indivíduos mas países inteiros e obriga a pensar numa ética das relações internacionais».


Ao longo do texto, Francisco insiste na «responsabilidade, com base na missão que Deus deu ao ser humano na criação: “cultivar e guardar” o “jardim” em que o colocou».

Recordemos que Papa Francisco, Jorge Mário Bergoglio, membro da Companhia de Jesus, nasceu em Buenos Aires, Argentina, a 17 de Dezembro de 1936.

Foi ordenado sacerdote a 13 de Dezembro de 1969. Ensinou Teologia e foi Superior Provincial da Companhia de Jesus, na Argentina. Foi nomeado bispo a 20 de Maio de 1992 – a ordenação episcopal aconteceu a 27 de Maio – e assumiu as funções de Arcebispo de Buenos Aires a 28 de Fevereiro de 1998, tendo sido criado cardeal, por João Paulo II, a 21 de Fevereiro de 2001. 

Integrou a Comissão para a América Latina, a Congregação para o Clero, o Conselho Pontifício para a Família, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos e a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Foi presidente da Conferência Episcopal Argentina entre 2005 e 2011 e membro do Conselho Episcopal Latino-americano.


A 13 de Março de 2013 foi eleito Papa, adotando o nome de Francisco.
Em celebração de São Francisco de Assis, que escolheu simultaneamente como exemplo de vida.





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...