terça-feira, junho 24, 2014

PIERRE LEMAÎTRE, PRÉMIO GONCOURT 2013 - "Até Nos Vermos Lá Em Cima"







Pierre Lemaître nasceu em Paris, em 1956. Deu aulas de Literatura francesa e americana durante vários anos e atualmente dedica-se à escrita e ao teatro. Foi galardoado com o Prémio Le Point do Romance Policial Europeu em 2010.

Os cinco romances policiais que escreveu, premiados pela crítica e aplaudidos pelos leitores, fizeram dele um dos grandes nomes da literatura francesa e granjearam-lhe o reconhecimento internacional.


Brinda-nos agora com “Até nos vermos lá em cima”, a sua primeira incursão fora do romance «negro», que confirmou o seu sucesso: galardoado com o Prémio Goncourt de 2013, foi considerado «o melhor romance francês do ano» pela revista Lire e incluído no palmarés dos 25 melhores livros do ano pela Le Point. Recebeu ainda o Prix du roman France Télévision, o Prix des lycéens en toutes lettres, o Prix des librairies Nancy/Le Point e o Prix littéraire de la ville de Brignoles.

Sinopse:

Sobre as ruínas da Grande Guerra, dois sobreviventes das trincheiras, consideravelmente maltratados, desforram-se levando a cabo uma burla tão espetacular como amoral.

Fresco de uma rara crueldade, notável pela sua arquitetura e pelo poder de evocação, Até nos vermos lá em cima é um grande romance sobre o pós-guerra de 1914-1918, sobre a ilusão do armistício, a hipocrisia do Estado que glorifica os seus desaparecidos e se desembaraça dos cidadãos vivos e incómodos e sobre a abominação elevada a virtude. Numa atmosfera crepuscular e visionária, Pierre Lemaitre compõe a grande tragédia dessa geração perdida com um talento e uma segurança impressionantes.


Críticas da imprensa:

«Uma escrita fantástica, dura, tão eficaz como um murro na cara.» (L' Express)

«Lemaitre desfere um poderoso golpe: cativante, profundo e comovente, este romance consagra um enorme talento. A linguagem, viva, apurada e original, é dominada pelo autor na perfeição. Eis uma ficção prodigiosa que não passará despercebida.»  (Lire)

«Um livro imaginado e descrito com talento e escrito com vigor. Impossível pô-lo de lado até chegar à última página.  As reviravoltas são mais do que muitas, e o final, particularmente conseguido, concilia a tragédia antiga com a mais comovedora história de amor.» (Le Soir)



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...