sexta-feira, junho 06, 2014

70 ANOS DEPOIS, RECORDAMOS HOJE O "DIA D" - Batalha Da Nomandia








O dia mais marcante do nosso século foi, com certeza, o dia 6 de junho de 1944, chamado dia D, porque marcou o início da derrota alemã na Segunda Guerra Mundial, com a abertura da frente ocidental, indispensável para vitória aliada. 
Até então, os nazis apenas tinham sido detidos pelo esforço soviético na frente oriental. 
Esta operação englobou cerca de 150 mil soldados, mobilizados na ocupação de 80 quilómetros da costa ao norte da França, na Normandia, em cinco pontos diferentes: Gold, Juno, Utah, Sword e  Omaha. 


O desembarque aliado na praia denominada Omaha, na Normandia, foi o mais difícil. Ao todo, aconteceram 10 mil baixas do lado aliado neste primeiro lance da Operação Overlord, que é considerada a maior ofensiva anfíbia de guerra já ocorrida. 

Por que motivo foi a Normandia escolhida para o desembarque do Dia D?

Vários motivos fizeram dessa região no noroeste da França o cenário ideal para o famoso desembarque das tropas aliadas: O primeiro motivo foi a topografia das praias da região, amplas e planas o bastante para permitir a manobra de grandes quantidades de tropas e veículos. 

Outro factor importante foi a sua posição geográfica. "Essas praias ficavam a menos de 200 quilómetros do sul da Inglaterra. A proximidade fez com que as linhas de abastecimento ao longo do Canal da Mancha pudessem manter um incrível volume de suprimentos e pessoal fluindo para a área da invasão", segundo o historiador Martin Morgan, do Museu Nacional do Dia D, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. 

A região não era a mais próxima das ilhas britânicas, mas tinha uma vantagem estratégica decisiva. "A Normandia não era tão defendida pelos nazistas como o porto de Calais, o ponto mais perto da Inglaterra em território francês", afirmou Kenneth Hoffman, um dos diretores do mesmo museu americano. 
Finalmente, as praias da região ficavam entre dois portos de águas profundas importantes, Le Havre e Cherburgo. 
Pelos planos aliados, à medida que a invasão se expandisse, os dois portos logo seriam dominados, o que possibilitaria a chegada de mais reforços. 

O Dia D - cujo nome oficial era Operação Overlord ("Operação Dominadora") - marcou a mudança do destino final da Segunda Guerra a favor dos aliados. “Se a invasão da Normandia tivesse falhado, os alemães poderiam ter retirado algumas tropas da França para reforçar sua frente oriental contra o avanço da União Soviética.”


Durante todo o desembarque, as armas alemãs despejaram fogo mortal sobre os americanos. Os corpos, na praia, ou flutuando nas águas, eram inumeráveis.  Os soldados procuraram  refúgio atrás dos obstáculos da praia, numa corrida mortal da praia até à muralha, que oferecia alguma segurança na base dum penhasco, e  as embarcações e veículos destruídos obstruíram a praia. Cerca das 08:30 horas, todo o desembarque cessou em Omaha. 

As tropas, abandonadas na praia, descobriram que as saídas não eram viáveis. Lentamente, em pequenos grupos, escalaram os penhascos. Enquanto isso, os destroyers da marinha atacavam as fortificações alemãs aproximando-se perigosamente da beira mar. Por volta das 12:00 horas o fogo alemão foi diminuído visivelmente, tomando posições defensivas na retaguarda.  As saídas foram então abertas uma a uma...


Estimativa do número de soldados envolvidos no confronto:  
Aliados (USA, UK, Canada, Free French) : 156.000 soldados
Alemanha  : 380.000 soldados
Total de aliados, mortos/feridos/desaparecidos/capturados: +- 10.000         
Desses USA 6.603 (1.465 mortos),  UK 2.700, Canada 1.074 (359 mortos)
Total de alemães, mortos/feridos/capturados : entre 4.000 e 9.000
Vitoria:  Aliada. 


Talvez assim se compreenda o papel decisivo que a invasão da Normandia representou na Segunda Guerra Mundial.









Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...