terça-feira, junho 17, 2014

A NOITE MÁGICA DE STRAUSS EM VIENA - "TILL EULENSPIEGEL"









Um dos poemas sinfónicos mais populares de Strauss é Till Eulenspiegel, uma obra num só movimento para orquestra. Composta entre 1894 e 1895, logo após a estreia crítica da sua primeira ópera Guntram. Ao escolher o conto popular de Till Eulenspiegel como base para o poema musical, Strauss encontrou um veículo eficaz para responder aos seus críticos, que trataram a sua primeira ópera tão desfavoravelmente.

O personagem de Till Eulenspiegel é um brincalhão convicto, cujo implacável sentido do humor desafia continuamente os seus pares e condu-los a situações de apuros. Nunca  aprende com os seus erros e mete constantemente o nariz na convenção e na crítica.
O poema musical é baseado neste conto popular alemão que apareceu em várias versões, desde a sua primeira aparição no século XIV. 

Alguns encontraram uma base histórica para o personagem, mas é mais popular como uma espécie de herói que desafia convenções. Embora nenhuma fonte segura forneça  todas as aventuras de Till Eulenspiegel, a participação deste personagem é reconhecida em várias adaptações, como o é na representação musical de Strauss no tema do rondó, popular entre todas as composições musicais.
A forma musical de Till Eulenspiegel é um rondó em grande escala. Ao identificar o personagem de Till com o tema do rondó, Strauss encontrou uma maneira de demonstrar a natureza recalcitrante do protagonista e também de unificar a obra. Após uma breve introdução, muitas vezes interpretado como uma expressão de "era uma vez", Strauss afirma o tema no início das diversas passagens.

Este é recorrente entre os episódios do rondó, e é nesses episódios que Till Eulenspiegel tem as suas aventuras. Este personagem enfrenta os juízes, que reveem o seu comportamento e o  condenam à morte. Mesmo assim, não parte sem um gesto de zombaria.

Till Eulenspiegel contém alguns dos momentos mais brilhante de orquestração de Strauss.  Faz uso de vários instrumentos, incluindo o clarinete em D. Strauss  tratou  a orquestração deste trabalho com uma mão de mestre, muitas vezes alternando abrutamente grupos instrumentais. Isto dá ao trabalho a sua cor atraente e também faz com que seja uma peça de virtuose para orquestra. Ao escrever o programa da música, Strauss escolheu uma nova abordagem para a composição , lado a lado com o avant-garde. A sua pontuação brilhantemente orquestrada com a instrumentação virtuosa e dissonâncias coloridas, revelaram Strauss como um modernista.

Continua a ser uma peça de concerto muito popular e uma das composições mais conhecidas de Strauss.

No ano em que se comemoram 150 anos do nascimento de Strauss, a Orquestra Filarmónica de Viena presta homenagem a Richard Strauss num Concerto de Verão nos jardins do Palácio de Schönbrunn, justificando assim as estreitas relações do grande compositor com esta orquestra, que tantas vezes conduziu.


Num cenário barroco, Património Mundial da UNESCO, a música reforça o deslumbramento…









Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...