sexta-feira, junho 20, 2014

FELIPE VI PROCLAMADO REI DE ESPANHA









Fernando Jáuregui, um dos mais conhecidos analistas políticos espanhóis, falou sobre a mudança de rei e os desafios que Felipe VI vai ter pela frente.

“É preciso regenerar a vida política espanhola”, defende Fernando Jáuregui, director do “Diário Crítico”, sugerindo que o grande desafio de Felipe VI “será reinar de outra forma”. Popular analista político da TVE e ex-director da TeleCinco, define-se como “monárquico crítico” não percebendo “a absurda ausência” de Juan Carlos I da cerimónia de coroação do filho. Jáuregui foi jornalista do “El Pais” e “Diario 16” e é dos mais conhecidos analistas políticos espanhóis. Acrescentou:


«…Vai ser reinar de outra maneira, de maneira diferente. Em Espanha abriu-se uma nova era. Uma “segunda transição”. Felipe VI tem de marcar o caminho, porque o actual poder político não o faz ancorado que está nos velhos hábitos. Acredito que Felipe VI, um jovem, um homem do seu tempo, terá, de alguma maneira, de desenhar directrizes distintas. Creio que já vamos todos dar conta disso já no discurso da cerimónia da proclamação. Vamos dar conta de diferentes pistas de grelhas de leitura para o futuro. É o que espero. Tenho grande confiança em Felipe VI.

Quando o rei pede perdão por “um erro que não voltará a acontecer” é um momento importante. Mas nesse momento, Juan Carlos não pensa na abdicação. São outros erros em menor grau de culpa, mas mais naturais, decorrentes da idade, por exemplo, que o fazem pensar que já não pode continuar no trono. A partir daí desencadeia-se uma nova dinâmica com um rei consciente da necessidade de abrir caminho para uma nova era através do filho. Isso é o mais importante que vai acontecer. Não me chamem chauvinista, porque não sou, mas creio que a Espanha pode agora encabeçar um ranking de monarquias modernas. Acredito nas monarquias europeias modernas, democráticas e avançadas. Oxalá Felipe VI não se engane num discurso em que temos colocado um elevado grau de esperança. Verdade é que Felipe VI não cometeu, até ao momento, nenhum dos erros do seu pai, o rei. Nenhum. Não cometeu nenhum. É importante sublinhar este aspecto porque nós espanhóis estamos à procura de uma figura em que possamos depositar toda a esperança. Oxalá Filipe VI seja essa figura.


Como monárquico crítico digo que Felipe VI deve tentar evitar fazer praticamente tudo o que o seu pai fez. O seu pai tirou a Espanha da ditadura rumo à democracia. Mas a democracia já está consolidada. O seu pai descentralizou até certo ponto, mas agora o país precisa uma ainda maior descentralização. O seu pai harmonizou um pouco a injusta política social e económica. Mas a questão da desigualdade social está, de novo, na ordem do dia. Felipe VI terá de procurar que uma maior justiça social impere sobre os espanhóis. Terá de facilitar uma nova disposição territorial. Temos um problema muito sério com a Catalunha. Felipe VI terá de facilitar na medida do que possa – porque também não pode tudo – uma reforma de uma Constituição que se tornou antiquada em muitos aspectos. Em resumo: o desafio que espera o novo rei é enorme e nada tem a ver com o desafio enfrentado pelo seu pai.

Juan Carlos I já teve de enfrentar exigências republicanas. O desafio de harmonizar tensões entre monárquicos e republicanos foi muito maior que o colocado agora a Felipe VI nesse capítulo. Quanto às reivindicações territoriais é verdade que se agravaram um pouco, porque Artur Más avançou para um referendo que não deixa de envolver dificuldades, até para o próprio líder catalão. Mas aí deve impor-se um sistema de diálogo aberto com a Catalunha e de concessões até do ponto de vista constitucional. O meu ponto é que a habilidade do chefe de Estado – já que não temos essa habilidade no líder do Governo – vai ser muito importante para solucionar e suavizar as tensões territoriais e de organização do Estado. Muitas das petições dos republicanos fazem todo o sentido, são totalmente legítimas e terão de ser apresentadas num marco legal distinto. Mas têm todo o direito de as apresentar. O novo rei terá no seu discurso de proclamação de contemplar também estas reivindicações republicanas e de quem se quer separar de Espanha. Daí a importância decisiva da figura do novo rei. Se Felipe VI for capaz de iniciar um diálogo com todos os sectores descontentes com o actual sistema – não digo que resolva todos os problemas anulando-os – para chegar a alguma forma de equilíbrio territorial, de balanço na reforma do estado então será um privilégio autêntico tê-lo como rei. Felipe VI tem qualidades que nem os actuais políticos espanhóis têm, nem o seu próprio pai teria.. Juan Carlos estava muito desgastado pelos escândalos. Felipe VI surge “novo”, imaculado e acredito que os espanhóis olham para a sua chegada ao trono com enorme esperança. Oxalá não defraude esse capital de esperança.


O entendimento entre o PP e o Partido Socialista é, neste momento, inevitável. Um entendimento para o fortalecimento da Monarquia, para a reforma constitucional, para a reforma da lei eleitoral e para outras tantas reformas legais que são imprescindíveis. Incluindo algumas reformas económicas que facilitem maior justiça social, porque poderá chegar o dia em que a Espanha acabe por estoirar nalgum sítio se estas reformas não se fizerem. Portanto, o surgimento de fenómenos políticos como o movimento PODEMOS, ou, no passado, o auge da Izquierda Unida – forças que também se anulam umas às outras – mostram, de forma simples, que a sociedade espanhola está cansada de uma certa maneira de governar. A sociedade espanhola está cansada de uma mensagem política obsoleta. A sociedade espanhola está cansada de muitas armadilhas, escândalos de corrupção, cansada de falta de transparência. Espero simplesmente que os grandes partidos políticos cheguem a acordo para governar de uma maneira diferente. As informações de que disponho apontam para que o discurso do novo rei aponte nesse sentido. É preciso governar de outra forma. É preciso regenerar – a expressão é muito forte – a vida política espanhola. É preciso alterar o marco legal, incluindo a Constituição.

Gostaria que tivesse lugar um referendo Monarquia vs República e sou monárquico. Acredito que a Monarquia ganharia. Gostaria que na Catalunha se realizasse um referendo sobre a independência e acredito que venceria a continuidade da ligação da Catalunha com o resto da Espanha. A democracia implica que o povo possa opinar e possa votar. Suspeito que algo do género vá acabar por acontecer. Até lá todos os espanhóis têm de encontrar maneira de arbitrar estas opções para que a consulta seja possível e se desenrole da forma mais democrática e civilizada possível. Mas dizer que não é possível votar sobre o tipo de organização do Estado – Monarquia ou República - nem sobre a continuidade territorial parece-me ser uma posição difícil de sustentar no futuro porque – suspeito – é uma exigência democrática.

A escolha do uniforme militar enquadra-se na tradição espanhola. O rei é o chefe das forças armadas e assumir o seu novo papel como chefe do Estado vestido de capitão-general do Exército é um gesto, um “piscar de olhos” à tradição. Estes gestos voltados para a tradição também são importantes tanto na forma monárquica como na republicana. Não creio que tenha qualquer significado especial, sobretudo, porque as forças armadas espanholas de hoje nada têm nada a ver com as forças armadas de há 30 anos. Aquelas forças armadas golpistas, aristocráticas – de Tejero Molina, do general Jaime Milláns del Bosch, do general Alfonso Armada que chegou a ser chefe da Casa Militar do Rei – não têm nada a ver com os militares actuais. Entre os militares espanhóis talvez se tenha produzido uma catarse – tal como, há muitos anos, aí em Portugal – uma renovação absolutamente decisiva. Não há pontos comuns entre os actuais militares e os do antigo regime.


Eu percebo a ausência da irmã (a aguardar decisão judicial sobre alegado envolvimento num caso de corrupção protagonizado pelo marido, Inãki Urdangarín). É perfeitamente compreensível. Não entendo, sob qualquer ângulo de observação, a ausência do pai e da mãe. É um absurdo. O rei terá pretendido potenciar o protagonismo do seu filho, mas é uma decisão absurda porque o protagonismo do filho vai ser absoluto em qualquer circunstância. O rei não pode ter vergonha de ter passado quase 40 anos na chefia do Estado. Com todos os períodos claros e escuros – que os houve de todo o tipo – foram 40 anos claramente benéficos para os espanhóis. No balanço foi maior a parte positiva que a negativa. Não entendo. O rei parece envergonhar-se do passo dado com a abdicação. Devia estar presente na cerimónia para dar um abraço ao seu filho e para sancionar a sua chegada ao trono. Não percebo a ausência de Juan Carlos.

Suspeito que o rei se dedique à sua vida privada e esqueça o seu papel “na assessoria” da sociedade espanhola, esquecendo-se de legar a importante experiência de 14 mil dias acumulada ao longo de 40 anos. Oxalá que me engane. Oxalá que o rei e, claro, a rainha não decidam dedicar-se à vida privada e, de alguma maneira, continuem a exercer algum tipo de funções públicas. A ausência na cerimónia de coroação de Filipe VI provoca-me más vibrações e indicia-me um muito mau prognóstico…»

Desejamos as maiores felicidades ao novo rei. Que proporcione toda a paz e prosperidade a Espanha,  país nosso amigo e vizinho.







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...