quarta-feira, maio 01, 2013

HOLANDA "IN WONDERLAND" - Willem Alexander, o Novo Monarca da Holanda









Desde a passada terça feira, a Holanda tem um novo monarca. Willem Alexander assumiu o trono na cerimónia de investidura que decorreu durante a tarde da mesma terça feira, na Igreja Nova de Amesterdão. De manhã, a ainda Rainha Beatriz, agora novamente princesa, assinou o ato de abdicação.


Aquele que se tornou no mais jovem rei da Europa, aos 46 anos, agradeceu a dedicação da mãe à frente da Casa Real, declarou a sua confiança no futuro do seu país e apelou a um esforço de cooperação por parte de todos os cidadãos holandeses.

Assistiram mais de 200 membros do Senado e da Câmara dos Representantes e representantes das casas reais europeias, entre os quais Carlos de Inglaterra, Felipe de Espanha, Alberto do Mónaco, Vitória da Suécia e Frederico da Dinamarca. Os príncipes Naruhito e Masako do Japão também marcaram presença. Assim como o antigo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso e do Conselho Europeu, Herman van Rompuy. Todos (ou quase todos ) lá estiveram...Sem os respetivos problemas, que devem ter deixado em casa.


Depois de 33 anos de reinado, Beatriz decidiu passar o testemunho, como aliás tem vindo a ser tradição neste país. Willem Alexander torna-se o primeiro homem a assumir a coroa holandesa desde 1980. A mulher, Máxima, assume o título de rainha-consorte, perante a indiferença de grande parte do povo argentino, que não sentiu qualquer orgulho com o facto e que não esqueceu a participação do pai de Máxima durante a ditadura militar.

No exterior do Palácio Real, na Praça Dam, mais de 25 mil holandeses escutaram as palavras do novo monarca, que agradeceu o caloroso acolhimento do povo. Pouco depois, juntaram-se as três filhas do casal real, a princesa herdeira Catarina-Amália, Alexia e Ariane.

Desculpar-me-ão esta publicação de um país que agora troca o laranja em pelo rosa, neste dia tão problemático para o meu próprio país. Impunha-se aliviar a carga de preocupações e  pensamentos negativos que presentemente povoam a minha mente... 







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...