quinta-feira, maio 23, 2013

PRÉMIO PESSOA 2012 - Richard Zenith, Escritor, Crítico e Tradutor Literário







Richard Zenith é não apenas um editor da obra pessoana, 
um explicador da heteronímia, 
mas também o grande tradutor da sua poética
 para a língua inglesa.







O Prémio Pessoa é uma iniciativa conjunta do jornal Expresso e a Caixa Geral de Depósitos, e visa distinguir personalidades da Cultura, Artes ou Ciência, cuja obra, num determinado ano, se tenha evidenciado no panorama nacional.

Richard Zenith, natural de Washington DC, foi distinguido sexta feira passada com este Prémio Pessoa, na sua edição 2012. 

O escritor, crítico e tradutor literário tinha já sido premiado pelos seus trabalhos de tradução para inglês, de autores como Luís de Camões, Sophia de Mello Breyner, Antero de Quental ou António Lobo Antunes.

A viver em Portugal há 25 anos, o escritor norte-americano, com dupla nacionalidade, é um dos mais consagrados das obras de autores portugueses. 

Fernando Pessoa, um dos maiores autores de língua portuguesa, foi o alvo especial da atenção de Richard Zenith.

Mas a obra de Zenith não se esgota em  Pessoa. 

Camoniano por paixão, o autor foi responsável em 2009, por traduzir a lírica de Camões numa edição ilustrada por João Fazenda.

Sonetos e Outros Poemas, editado pela editora Planeta, mostrou que gostar de Camões e Pessoa não era uma contradição.

O júri deste Prémio Pessoa 2012, constituído por Francisco Pinto Balsemão, Faria de Oliveira, Clara Ferreira Alves, Maria de Sousa, Mário Soares, Miguel Veiga, António Barreto, Rui Baião, Rui Vieira Nery, Antonio Lucena, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio e Viriato Soromenho Marques, foram unânimes quanto à decisão de entregar o prémio no valor de 60 mil euros a Richard Zenith.

Os nossos parabéns ao ilustre escritor e tradutor literário, vencedor desta 26.ª edição do Prémio Pessoa. Prémio reconhecido como o mais importante galardão atribuído em Portugal na área da cultura.


Júri do Prémio Pessoa.








Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...