sexta-feira, maio 03, 2013

WORLD PRESS PHOTO 2013 - PRINCIPAIS PREMIADOS









Na passada sexta feira, o prestigiado Prémio World Press Photo divulgou os nomes dos vencedores desta edição 2013, escolha feita entre as fotos tiradas em 2012 e que este Concurso considerou mais qualificadas.

A grande vencedora foi a imagem feita pelo sueco Paul Hansen, para a publicação Dagens Nyheter e que encabeça esta mensagem. Hansen fotografou no dia 20 de novembro de 2012 o funeral de Suhaib Hijazi, de 2 anos, e seu irmão Muhammad, 3 anos, mortos durante um ataque aéreo de Israel a Gaza. A casa da família foi destruída durante o bombardeio que também vitimou o pai, Fouad. A mãe das crianças ficou ferida e em estado grave. O ataque aconteceu durante a ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza.

A segunda foto "Ainda Chorando", também inserida no topo da publicação, foi galardoada com o 1.ºPrémio na Categoria: Notícias Gerais (Individual). Fiz esta esta escolha pela mensagem impressionante desta mãe que chora a morte dum familiar após a sua casa ter sido atingida durante um ataque do exército sírio a Idlib, no dia 10 de março. A seu autor é o fotógrafo argentino Rodrigo Abd, da AP.

Além da Categoria Melhor Foto do Ano, as fotos concorreram ainda nas categorias: Notícia e Documentário, Desporto, Natureza e Retrato. O Júri foi composto por 19 jornalistas de 13 países, este ano presidido pelo americano Santiago Lyon, vice-presidente e diretor de fotografia da agência de notícias Associeted Press (AP), reunido de 2 a 14 de fevereiro em Amesterdão, Holanda.

Uma exposição itinerante das fotografias galardoadas deverá percorrer cerca de 100 cidades e 45 países.



Fotos mais premiadas:



Categoria Desporto (Individual). Wei Seng Chen (Malásia), da AP, ganhou o primeiro lugar na com a foto de um jóquei na corrida de touros Pacu Jawi, popular competição indonésia que marca o fim da temporada de colheita, em Batu Sangkar, no dia 12 de fevereiro.Foto: World Press Photo/Wei Seng Chen/AP / AP



 Categoria Pessoas - Retratos Posados (histórias): O belga Stephan Vanfleteren, em foto para Mercy Ships/De Standaard, ganhou o primeiro lugar na com a série "Pessoas da Misericórdia, Guiné". A imagem de Makone Soumaoro, 30 anos, foi feita em 17 de outubro de 2012.Foto: World Press Photo/Stephan Vanfleteren/Mercy Ships/De Standaard / Reuters



Categoria Desporto (histórias): O dinamarquês Jan Grarup, da publicação Laif, ganhou o primeiro lugar na com a foto de um homem armado fazendo a segurança durante a partida do campeonato nacional de basquete da Somália, em Mogadíscio. A jovem Suweys, 19 anos, e a sua equipa de basquete feminino pagam a militantes para as proteger enquanto jogam basquete, o que é considerado um desafio aos radicais islâmicos do país. Elas já receberam múltiplas ameaças de morte, incluindo de familiares homens.
Foto: World Press Photo/Jan Grarup/Laif / AP


Categoria Notícias Locais(Individual): O turco Emin Ozmen, da agência AP, ficou com o segundo lugar, com a imagem de rebeldes sírios torturando um informador do governo em Aleppo, no dia 31 de julhoFoto: World Press Photo/Emin Ozmen/AP / AP




Categoria Notícias Locais (histórias):  O italiano Fabio Bucciarelli, da agência AFP, ficou com o segundo lugar, com a imagem de um rebelde do Exército Livre Sírio durante um combate no distrito de Sulemain Halabi, em Aleppo, em 10 de outubro.
Foto: World Press Photo/Fabio Bucciarelli/AFP / AP




Categoria Pessoas - Retratos Observados (Individual):  A polonesa Iona Szwarc, da Redux Pictures, ganhou o terceiro lugar com a imagem de Kayla segurando uma boneca que parece um bebé de verdade, em Boston (EUA), no dia 19 de fevereiro.
Foto: World Press Photo/Iona Szwarc/Redux Pictures / AP


Categoria Vida Cotidiana (Individual):  O dinarmaquês Soren Bidstrup, da publicação Berlingske, ganhou o segundo lugar com a imagem obtida durante um acampamento de verão em Jeselo, em Itália.
Foto: World Press Photo/Soren Bidstrup/Berlingske / AP


Categoria Natureza: O canadense Paul Nicklen, da National Geographic, ganhou o primeiro lugar com a imagem de pinguins imperadores nadando no Mar de Ross, na Antárctica, em 18 de novembro de 2011.Foto: World Press Photo/Paul Nicklen/National Geographic / Reuters


Categoria Assuntos Contemporâneos (Individual):  O americano Micah Albert, da Redux Images, ganhou o primeiro lugar com a imagem que mostra uma mulher fazendo uma pausa no seu trabalho num lixão para ler um livro, em Nairóbi, Quenia, no dia 3 de abrilFoto: World Press Photo/Micah Albert/Redux Images / AP





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...