domingo, maio 12, 2013

FESTA DA FLOR 2013 - Hoje, na nossa Pérola do Atlântico








...A Madeira é um jardim, a Madeira é um jardim,
No mundo não há igual, no mundo não há igual.
Seus encantos não têm fim, seus encantos não têm fim,
É vila de Portugal, é vila de Portugal...
(Bailinho da Madeira, canto popular)




A beleza desta ilha tem dado origem a muitas lendas. 

E uma delas, talvez a mais popular, conta que a virgem Maria chorava pelos sofrimentos de Jesus Cristo. Muitas eram as lágrimas que lhe corriam pela face e depois caíam no seu manto azul. Por cada lágrima vertida, uma estrela brilhante surgia no seu manto. E a Virgem Maria não parava de chorar tal como não parava de sofrer. 
Entretanto, das lágrimas que se tornavam estrelas, uma escorregou do manto de Nossa Senhora, fez-se terra e foi cair no manto azul do mar.
Aí se fixou e floriu.
Assim a lágrima de Nossa Senhora se fez terra, se fez Ilha da Madeira, se fez Pérola do Oceano.
A ilha, nascida de uma lágrima de mãe, encheu-se de flores, de perfumes, de águas que saltam e cantam, de gentes que trabalham  cantam...


Fiel à minha paixão pelas festas e romarias da nossa terra, é com esta maravilhosa Festa da Flor que este ano inicio as diversas publicações a elas dedicadas. A profusão da flora madeirense contribuiu, em muito, para o estabelecimento desta manifestação artística. 
A tradição do desfile de carros artisticamente ornamentados, as esculturas florais e os tapetes que se estendem pelas ruas, são já património desta festividade e também da própria Ilha. Todos os anos os milhares de turistas a invadem, nesta ocasião. Posso incluir-me entre eles, acho estas festas lindas, não só no que respeita às manifestações de rua, como os inúmeros eventos que decorrem paralelamente, lúdicos e recreativos. 
Vão. Não mais esquecerão...


Para saberem mais, sigam: http://visitmadeira.pt/festadaflor/








Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...