domingo, janeiro 29, 2012

SOLIDÃO DOS IDOSOS = MORTE E ABANDONO, EM PORTUGAL











Este mês de janeiro, o primeiro de 2012, foi pródigo em nos dar a conhecer impressionantes casos de idosos que, por isolamento e abandono, foram encontrados mortos em suas casas após mais ou menos longos períodos de tempo.

Casa da Travessa do Convento de Jesus, nas Mercês

De entre estes casos, dou especial relevo ao das duas irmãs, descoberto há dias e que me impressionou particularmente. Nele se constata o amor de duas irmãs e o desamor de quem com elas eventualmente contactava, as pessoas da vizinhança.

Não sendo vistas desde o Natal, foram há dias encontradas sem vida no interior da casa onde viviam, na Travessa do Convento de Jesus, nas Mercês, em Lisboa. Os corpos foram descobertos no início de uma tarde e estavam em adiantado estado de decomposição.

Uma morte terá levado à outra. A mais nova das mulheres tomava conta da outra. Mas uma doença em fase terminal terá levado a melhor sobre a menos idosa, que assim deixou de poder tomar conta da irmã. Estima-se que a outra terá morrido na sequência de não receber os cuidados prestados pela irmã.

Remoção dos corpos das duas irmãs mortas, pela PSP e
Bombeiros Sapadores de Lisboa

As mulheres, de 74 e 80 anos, permaneceram na residência até o delegado de saúde chegar, onde igualmente se deslocaram os agentes da PSP, e membros do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.

O relatório policial  referiu não existirem quaisquer indícios de crime, porque as janelas e portas que davam para o exterior estavam todas fechadas e trancadas por dentro. No interior da casa foi ainda encontrado algum dinheiro e uma caderneta da Caixa Geral de Depósitos.

A PSP foi chamada a intervir, depois de alertada por um casal de vizinhos alemães que regressaram de férias do estrangeiro e estranharam ninguém responder ao toque da campainha.

Quando a porta se abriu, os polícias deparam-se com as duas mulheres mortas, «uma caída de cúbito dorsal e outra de lado», junto à cama onde a mais velha estava acamada. Num caso como este, sendo dispensados da autópsia pelo Instituto de Medicina Legal de Lisboa, sem parentes próximos, os respetivos corpos deverão ficar à guarda deste mesmo instuto por um período de trinta dias. Caso ninguém os reclame, será comunicado à Câmara Municipal de Lisboa para proceder aos funerais. 

Até hoje, ninguém apareceu a reclamar os corpos...

Também ninguém deu um pouco de amor a estas idosas, que, em tempo devido, poderia ter salvo pelo menos uma das duas...Ou até talvez mesmo as duas.

PSP e Bombeiros Sapadores de Lisboa

Como aconteceu com António Tarrinho, de 79 anos de Espinho, que também não foi visto desde o passado Natal. Vivia sózinho na rua 16 de Espinho e ontem foi encontrado morto pela PSP, após o alerta dos vizinhos.

Mas não fica por aqui. Neste sábado, mais dois idosos foram encontrados mortos nas suas casas de Lisboa. Numa das situações, a PSP presume que um fosse cadáver desde há um mês. Desde o início do ano, são já 12 os idosos encontrados sem vida, só em Lisboa.


Remoção do corpo de um dos idosos, hoje em Lisboa





Termino, deixando aqui um comentário (o mais votado) de um leitor que, como eu, leu a notícia da morte do idoso António Tarrinho de Espinho, de longa data afastado do filho por desavenças familiares: 




«Não previas este fim para o teu pai. Miserável, então se não querias saber dele para nada! Dá-me uma raiva estes filhos nojentos, perdi o meu pai em Setembro e dava tudo para o ter de volta!»
(COMENTÁRIO MAIS VOTADO)




















3 comentários:

peonia disse...

A solidão traz destas coisas! A culpa é de todos nós, família, vizinhos e instituições!! Um abraço

FERNANDO MERCA disse...

Bom dia Colega
Bom tema para este comentário.É uma tristeza ver desaparecer idosos com a minha idade terminarem a vida desta maneira.
Um abraço.

Bettencourt disse...

A solidão na velhice é assustadora

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...