sábado, janeiro 14, 2012

BRAGA, CAPITAL DA JUVENTUDE 2012









A cidade de Braga foi a escolhida para Capital Europeia da Juventude 2012. O anúncio foi feito pelo Fórum Europeu da Juventude. Braga é Capital da Juventude na mesma altura em que a cidade de Guimarães é a Capital da Cultura.
Arco da Porta Nova

Cidade do Município de Braga, no noroeste de Portugal, é a capital do Distrito de Braga, a mais antiga arquidiocese uma das principais cidades do país. É a cidade portuguesa mais antiga e também uma das mais antigas cidades cristãs do mundo. Com uma população urbana de 175.063, Braga é o sétimo maior município de em Portugal pela população (62 freguesias e 177.183 habitantes em 2009) e uma das áreas de mais rápido crescimento urbano na União Europeia. Sob o Império Romano, como Bracara Augusta, foi capital da província da Gallaecia.

 Concorreu diretamente com duas cidades gregas - Iráclion, capital da Ilha de Creta, e Byron, situada próxima de Atenas - mas de fora ficaram 7 cidades que apresentaram a candidatura, entre as quais Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia) e Roubaix (França).

A candidatura de Braga:
A Câmara Municipal de Braga baseou a sua proposta no facto de o concelho ser um dos mais jovens da Europa.

Jovens de Braga

Foi apresentado um programa de atividades centrado em temas como a participação ativa dos jovens na sociedade, espaços ao ar livre para cultura jovem, para aprendizagem informal e/ou diálogo inter-geracional, novas e inovadoras abordagens ao emprego jovem e multi-culturalismo e integração.

Eventos a realizar e destacarem-se:
  • O Fórum YWorld, evento de Abertura da Capital europeia da Juventude 2012, que pretende dar a conhecer junto da comunidade local da vida dos jovens nos vários países do mundo. Objetivo: apontar soluções que promovam a integração, inclusão e proteção dos direitos humanos, assumindo corresponsabilidades nas políticas públicas
  • O Festival"Music of the World", com músicos jovens oriundos dos cinco continentes, que representem tendências musicais das respectivas origens.
  • Criação do Programa AtCampus, que quer oferecer 27 bolsas de estudo a jovens com carências financeiras não contemplados pelo Programa Erasmus. Em troca, o estudante terá de retratar as suas experiências num "weblog".
  • Promover a história local através do curso "Bracara From Augustus".
Esta candidatura foi apoiada pela Secretaria da Juventude e do Desporto, o Conselho Nacional da Juventude, o Instituto Português da Juventude , a Agência Nacional do Programa Juventude em Ação, a Reitoria da Universidade do Minho e algumas estruturas associativas.

Conjunto Pearl Jam

No âmbito dos eventos musicais, a presença do conjunto Pearl Jam parece assegurada, entre outros também de renome.

Este título de "Capital Europeia da Juventude" é atribuído a uma cidade europeia por um período de um ano. Durante esse ano, a cidade terá oportunidade de apresentar um programa multi-facetado que destaque a riqueza, diversidade e características comuns da aproximação intergeracional europeia bem como o empreendedorismo dos jovens do continente.

Santuário do Bom Jesus

Roterdão foi a primeira Cidade Europeia da Juventude em 2009. Atualmente a detentora deste título é a cidade de Antuérpia.

A Capital Europeia da Juventude de Braga começou ÁS 10.00 horas, com a entrada "simbólica" pelo Arco da Porta Nova, a " porta da cidade", iniciando-se assim o "Soft Opening" do dia da abertura. A chuva não conseguiu demover os milhares de jovens que ali acorreram...

A cidade de Braga está de parabéns, assim como Portugal e  todos os seus jovens, pela realização deste evento de projeção à escala mundial...












Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...