quinta-feira, outubro 28, 2010

PAIXÃO POR RENOIR - Museu do Prado





O Museu do Prado, em Madrid, e após mais de um século de Pierre Renoir ter visitado este museu para admirar outros pintores como Ticiano, Rubens e Velásquez, abre as suas portas para acolher, em Espanha, a primeira exposição monográfica de um dos principais fundadores do movimento impressionista, precisamente Renoir.


Denominada "Paixão Por Renoir", estará aberta ao público a partir  de terça-feira até 6 de Fevereiro de 2011 e reune 31 quadros de todos os géneros importantes do artista: o retrato, a figura feminina, a paisagem, a natureza morta e flores, que Renoir tratou com uma amplitude maior do que a dos seus colegas impressionistas.  
Esta exposição conta com a colecção particular de Robert Sterling Clark (1877-1956), um dos maiores colecionadores  individuais do pintor francês, colecção que foi adquirindo ao longo de quase quatro  décadas, tanto nos Estados Unidos como em França e que constitui o núcleo do "Sterling e Francine Clark Art  Institute" de Williams Town, Massachusetts.




Os quadros, a maioria de pequenas dimensões, correspondem ao último quarto do séc. XIX, as primeiras etapas de Renoir (1841-1919), artista que contribuiu para a renovação da pintura a partir de 1874 e que inspirou positivamente outros pintores como Matisse e Picasso.


"O Prado é onde melhor se pode entender o classicismo refinado de Renoir, o seu interesse pela figura e como a sua proximidade com a tradição colorista europeia acabou por o afastar do movimento impressionista", explicou miguel Zuguza, director do museu, durante a sua apresentação.

Renoir, conjuntamente com Claude Monet, Paul Cezanne, Alfred Sisley, tornou-se no fundador do impressionismo na década de 1870, um estilo que tranformou o tratamento da luz e as formas da pintura europeia. Contudo,  não foi só um impressionista, já que a sua prática artística evoluiu radicalmente ao longo da sua carreira.





Dada a relativa proximidade e como admiradora da pintura impressionista do séc.XIX, particularmente de Renoir, não posso deixar de sugerir uma visita ao Prado e a Madrid, para admirarem esta exposição. Asseguro-vos que irão ter uma agradável surpresa, tal como eu tive quando me foi proporcionada, pela primeira vez, a oportunidade de conhecer a estas obras.


Não há palavras...











Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...