domingo, outubro 10, 2010

HALLOWEEN - Noite das Bruxas


Dia das Bruxas


Halloween ou Noite das Bruxas é uma festa que se celebra principalmente nos Estados Unidos, na noite de 31 de Outubro. Tem origem na festa celta do Samhaim e na festa cristã do Dia de Todos os Santos e considera-se que tenha um carácter religioso secular.

A palavra Halloween é derivada da expressão inglesa "All Hallow's Eve" (Véspera de Todos os Santos). Celebrava-se nos países anglo-saxónicos, principalmente no Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Reino Unido e foi durante a Grande Emigração Irlandesa que os emigrantes irlandeses transmitiram versões da tradição. A força expansiva da cultura dos Estados Unidos fez com que esta tradição se tornasse popular nos países ocidentais.
A esta festa associam-se as cores laranja e o negro, a famosa tradição do truque-ou-trato, os disfarces, as partidas, fantasmas e as abóboras iluminadas simbólicas do mito de Jack Lanterna, entre outros.

Originalmente o truque-ou-trato (em inglês "Trick-or-Treat") era uma lenda popular de origem celta, segundo a qual não só os espíritos dos defuntos eram livres de divagar pela Terra na noite de Halloween, como toda a espécie de seres provenientes do Além.

Entre eles, havia um, terrìvelmente malévolo, que deambulava pelas vilas e aldeias, indo de casa em casa, pedindo precisamente o truque-ou-trato. A lenda assegura que o melhor era fazer "trato", sem importar o que isso custasse, pois o não pactuar com este espírito (Jack Lanterna), faria com que ele usasse o seu poder para fazer "truque", que consistia em amaldiçoar a casa e os seus habitantes, ocasionando-lhes toda a espécie de infortúnios e maldições como adoecer toda a família, matar o gado com pestes ou até mesmo queimar a própria casa.

Como protecção surgiu a ideia de criar as cabaças com formas horrendas, iluminadas interiormente, para assim se evitar o encontro com o dito espírito. Actualmente as crianças disfarçam-se para esta ocasião e vão de casa em casa, pedindo doces. Depois de entrarem, pronunciam a frase truque-ou-trato. Se os adultos lhes dão caramelos, dinheiro ou outra qualquer recompensa, consideram que houve trato. Se, pelo contrário, se negam, as crianças pregam-lhes uma partida, sendo a mais comum o arremessar ovos ou espuma de barbear contra a porta da casa...


Dia das Bruxas

As cabaças ou abóboras horrendas e iluminadas, têm origem na lenda celta sobre Jack "O Avarento", um fazendeiro que enganava e mentia aos vizinhos e amigos. Este comportamento trouxe-lhe toda a espécie de inimigos e também a fama de pessoa tão malvada como o próprio Diabo. O Diabo, tendo tido conhecimento da existência de uma alma tão negra, apressou-se a comprovar o calibre de maldade do seu rival.

Sob a aparência de um homem normal, desceu à aldeia de Jack e bebeu com ele durante largas horas, revelando-lhe a sua identidade depois de comprovar que se tratava realmente de um malvado. Quando Satanás lhe disse que o vinha buscar para pagar pelos seus pecados, Jack pediu-lhe para beberem mais uma rodada, como última vontade. O Diabo fez-lhe a vontade, mas ao pagar a despesa nenhum dos dois tinha dinheiro, o que levou Jack a convencer Satanás a tranformar-se numa moeda, para pagarem a despesa e demonstrar assim os seus poderes.

O Diabo fê-lo, mas em vez de pagar com a moeda, Jack meteu-a no bolso, onde tinha um crucifixo de prata. Incapaz de sair dali, ordenou ao fazendeiro que o libertasse, mas Jack só o fez a troco da promessa de ele voltar para o inferno e não o procurar durante um ano.

Passado este tempo, Satanás apareceu novamente em casa de Jack para o levar para o inferno, mas de novo este pediu um último desejo, neste caso que lhe colhesse uma maçã do alto de uma macieira, para assim ter comida antes do seu sofrimento. O Diabo concordou, mas quando este estava na árvore, Jack talhou uma cruz no tronco desta, para ele não poder fugir. Desta vez Jack exigiu que não o procurasse por mais dez anos e que nunca poderia levar a sua alma para o inferno. Mais uma vez Satanás concordou e Jack viu-se livre da sua ameaça.

O seu destino não foi muito melhor: depois de morrer (muito antes dos dez anos combinados), Jack preparava-se para ir para o céu, mas São Pedro impediu-lhe a entrada porque não o podia aceitar pelo seu seu negro passado, sendo assim mandado para o inferno. Para sua desgraça, tão pouco foi ali aceite, devido ao seu pacto com o Diabo, que o expulsou e condenou a vaguear pelos caminhos, com um nabo oco em chamas, como única luz para o guiar no seu vagueio eterno entre os reinos do bem e do mal.
Com o decorrer do tempo Jack "O Avarento" passou a ser conhecido como Jack o da Lanterna, mais tarde abreviado para Jack Lanterna, (Jack O'Lantern"), em inglês.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...