domingo, maio 15, 2016

SEXTA-FEIRA 13 (13/5/2016), FOI ASSIM EM MONTALEGRE...






Montalegre celebrou na passada sexta feira a única sexta-feira 13 do ano com uma "festa de arromba" que atraiu cerca de 40 mil visitantes a esta "noite das bruxas", que mexe sempre com toda a economia local.

Desde 2002 que a autarquia, no distrito de Vila Real, festeja as sextas-feiras 13, iniciativa que já faz parte do calendário cultural da região e se tornou numa das mais populares festividades do país.

As sextas-feiras 13 são muito atrativas e acabam por ser um balão de oxigénio para as atividades económicas de Montalegre. São importantes para a restauração, para a hotelaria, bares e para toda a gente que se instala pelas ruas da terra a vender os seus produtos.

Sexta-feira 13 em Montalegre

“Bruxas”, “demónios”, “figuras do além” ou “duendes” rumaram na noite da passada sexta-feira, para a “capital do misticismo”, um evento que se assinala desde 2002 e se tornou numa das maiores festas de rua de Portugal.

Este ano o calendário “deu” apenas uma sexta-feira 13 e por isso mesmo, a festa foi maior.

A festa em Montalegre arrancou às 13:13 e o ponto alto continuou a ser protagonizado pelo padre António Fontes, a quem coube fazer a tradicional queimada, uma bebida feita à base de aguardente, limão, maçã, canela e açúcar e que “esconjura todos os males”.

Este ano a festa prolongou-se até sábado, com uma caminhada “para desintoxicar”, e depois um porco bísaro no espeto que foi assado na praça do município.


Para o ano, em 2017, Montalegre celebrará duas sextas-feiras 13, uma em janeiro e outra em outubro.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...