sábado, maio 14, 2016

13 DE MAIO DE 2016 EM FÁTIMA, CELEBRANDO JÁ O 13 DE MAIO DE 2017 E O NOSSO PAPA FRANCISCO...




Este 13 de maio de 2016 celebra, como se sabe, os 99 anos da primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, como reconhece a Igreja Católica.
Relógio do Centenário

A peregrinação começou oficialmente com uma saudação a Nossa Senhora na passada quinta-feira (12), pelas 18h30, na Capelinha das Aparições, e do programa destacou-se a recitação do rosário, seguido da procissão das velas, às 21h30.

Uma hora mais tarde, pelas 10.00, a procissão seguiu para o altar, e perante uma multidão de cerca de 250 mil pessoas realizaram-se a santa missa e a tradicional bênção dos doentes, a consagração e depois a procissão do adeus.
Esta foi a última celebração antes de se cumprirem os cem anos após a primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em 1917. A contagem decrescente para o início das celebrações do Centenário das aparições começou no passado dia 12, com a inauguração do relógio do Centenário. Situado uma das entradas do topo norte do recinto, o relógio marca hoje 364 dias e algumas horas, o tempo que falta para os cem anos das aparições se completarem.

A um ano de distância da marcante celebração, é já dada como quase certa a esperada presença do nosso querido Papa Francisco nestas celebrações, embora ainda não exista nenhuma confirmação oficial.

Peregrina

O Papa Francisco já havia manifestado a sua intenção de estar em Fátima na peregrinação internacional do 13 de maio do próximo ano, vontade que foi transmitida aos bispos católicos de Portugal em setembro de 2015, no início da visita ‘ad Limina’.

Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI em (13 de maio de 1967), João Paulo II (12 a 15 de maio de 1982; 10 a 13 de maio de 1991; 12 e 13 de maio de 2000) e Bento XVI (11 a 14 de maio de 2010).

Estão já divulgadas publicamente, algumas das manifestações que irão celebrar o evento.

Procissão das velas no Santuário
O "dia em que o sol bailou" é um espetáculo de dança que leva para palco uma versão contemporânea do milagre narrado pelos devotos de Fátima. Um espetáculo da companhia Vórtice concebida especialmente para o Santuário. 

Também na cidade do Porto está a ser produzido um filme de animação sobre os Pastorinhos de Fátima. O argumento foi aprovado pela Igreja e a estreia mundial está marcada para o próximo ano.

Nos dias 12 e 13 de maio de 2017, o Santuário irá efetuar uma projeção de 'video mapping' com o tema "Fátima: tempo de luz", que fará uma reflexão sobre o que tem sido Fátima ao longo destes cem anos,

Cento e cinquenta iniciativas até 2017 e ainda uma exposição no Vaticano em 2018, assinalam o Centenário das Aparições em Fátima. 

Exposições, ciclos de conferências, concursos, música e simpósios teológico-pastorais estão entre as propostas do Santuário até 2017, no âmbito das comemorações do Centenário das Aparições.


100 anos de aparições de Nossa Senhora, em Fátima

Mas sem dúvida, a presença do nosso querido Papa Francisco será a iniciativa mais marcante de toda a vivência deste Centenário!!




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...