segunda-feira, abril 25, 2016

PEDRO CLÁUDIO MORREU (1965-2016), MAS A SUA OBRA CONTINUA...








O fotógrafo Pedro Cláudio, que se tornou conhecido do grande público na década de 1980 através do trabalho publicado no jornal O Independente, morreu na madrugada da passada quinta feira, no Hospital Pulido Valente, em Lisboa.

A série documental Entre as Imagens, emitida pela RTP, dedicou-lhe um episódio em 2012, realizado por Pedro Macedo, no qual Pedro Cláudio dizia gostar de “um certo tom camaleónico” pois seria “algo entediante” limitar-se a uma linguagem. Além da apresentação de vários momentos e facetas da sua obra, no episódio procura-se dar a perceber os seus processos e métodos de trabalho. “Percebi que seria na fotografia de moda que iria encontrar o equilíbrio entre poder viver da fotografia, criatividade, poder praticar as ideias fotográficas que tinha na altura e que passavam essencialmente pela encenação”, transmitiu Pedro Cláudio no documentário.

Destacou-se em vários campos da imagem, nomeadamente na fotografia de moda e publicidade e na produção de ensaios fotográficos para a imprensa, mas também na área da prática do vídeo, em especial na realização de videoclips para músicos portugueses, entre eles o excelente pianista de jazz Júlio Resende.

Assim, nesta homenagem simples, optei por juntar estes dois amigos, que juntos, produziram o maravilhoso álbum Amália por Júlio Resende.

Sobre este, Júlio Resende comentou, quando do seu lançamento:
"Todos os pianistas têm o sonho de realizar um disco a solo. Eu queria fazer o disco a solo mais pessoal possível. Entendo a palavra "solo" como algo que tem que ver com terra, com raízes, com o chão que pisas, que habitas. Entre as minhas memórias musicais mais antigas está a voz da Amália a cantar "Uma Casa Portuguesa" ou o avassalador "Estranha Forma de Vida" e ela serve de símbolo para esta viagem musical. Hoje posso finalmente revelar-vos a canção que fechará este disco, e que dorme e acorda comigo há já muito tempo.
Foi uma bênção ter podido realizar esta ideia... Julguei que pudesse ser impossível, que não me deixariam. Deixaram. Eu entreguei-me. Agora: é vossa."

Mas também do amigo e colaborador Pedro Cláudio.





1 comentário:

olharbiju disse...

Muito obrigada por esta belíssima homenagem.
Beijinho
Alice Ferreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...