sexta-feira, abril 01, 2016

RAPSÓDIA SOBRE UM TEMA DE PAGANINI, op,43...







Rapsódia sobre um Tema de Paganini, op. 43, ( russo : Рапсодия на тему Паганини, Rapsodiya na temu Paganini) é uma das partes de um concerto  de solo de piano e orquestra sinfónica escrito por Sergei Rachmaninoff,muito semelhantes com um concerto para piano. 


Maude Adams 
O trabalho foi escrito na sua casa, Villa Senar , na Suíça, de acordo com a pontuação, de 3 Julho a 18 de agosto de 1934. O próprio Rachmaninoff, intérprete notável das suas próprias obras, foi o solista de piano na estreia desta variação na Casa Lyric Opera em Baltimore, Maryland, a 7 de novembro de 1934 com a Orquestra de Filadélfia , conduzida por Leopold Stokowski .

A Rapsódia é maioritariamente baseada na vigésima quarta e última parte de Niccolò Paganini 's Caprichos para solo de violino, que inspirou obras de vários compositores .
Toda a composição leva cerca de 25 minutos para ser executada.

As variações são sobretudo em lá menor.

A variação XVIII, é lenta e de longe a mais conhecida, frequentemente incluída em compilações de música clássica, indepentemente.

A variação 24 e última da Rapsódia, apresenta uma dificuldade técnica considerável para o pianista executante, o que levou Rachmaninoff, pouco antes da estreia mundial da Rapsódia, a confessar o seu receio sobre a  sua capacidade de interpretar esta última variação.

Após a sugestão do amigo Benno Moiseiwitsch , Rachmaninoff quebrou a regra usual contra o consumo de álcool e bebia um copo de licor de mentol para acalmar os nervos.

O seu desempenho foi um sucesso espetacular, e antes de cada execução subsequente da Rapsódia, Rachnaninoff bebia este copo de licor. Daí o facto de  Rachmaninoff dar o nome de  " Variação do Creme de Mentol " à vigésima quarta variação.

Maude Adams (1872-1953) foi uma atriz de teatro, americana, famosa na Broadway de1888 até 1918. O seu desempenho mais popular foi o papel de Pedro, em "Peter Pan". Na realidade, não se conhece muito mais sobre a vida desta atriz.

É-lhe atribuida a provável inspiração do personagem de Elise McKenna na novela "Oferta Hora Return" de Richard Matheson em1975, e é  de 1980 a adaptação cinematográfica desta bela e imaginativa história de amor, "Somewhere in Time", interpretado por Jane Seymour. Afirma-se ser irónico o facto deste grande romance de amor ter sido interpretado por uma atriz à época tida como lésbica, mas que conseguiu um excelente desempenho num papel feminino.

O filme retrata a vida de um jovem que retorna ao passado para resgatar uma mulher que, no presente, diz ser o seu grande amor. A história tem início quando o jovem dramaturgo, Richard Collier (Christopher Reeve), conhece uma senhora idosa que lhe entrega um relógio de bolso, seguido da enigmática e desconexa mensagem "volte para mim".  Anos depois e desejando espairecer, viaja para um hotel grandioso e antigo, no qual vê a foto da atriz Elise Mckenna (Jane Seymour), por quem se apaixona perdidamente.

No entanto, a fotografia é do ano de 1912, e o jovem decide então voltar ao passado para a encontrar. Nas suas pesquisas sobre a vida da atriz, descobre que esta se tratava, na realidade, da senhora que lhe dera o relógio anos atrás, o que lhe dá a certeza de que ela o conheceu no passado. Descobre ainda que Elise morreu na mesma noite em que o viu. Além disso, possui uma réplica do hotel com a melodia de Rachmaninoff, sua favorita, que estava sua foto,  além de livros sobre viagens no tempo.Tais revelações cercam-no de um clima de mistério e dão-lhe a decisão de encontrar a sua amada.

Muito escrevi sobre esta rapsódia e sobre  Sergei Rachmaninov seu autor, um dos maiores compositores de todos os tempos da história da Música. Voltarei a fazê-lo, porque, quando abordamos Rachmaninov, todas as palavras são poucas, e paupérrimas. As sua mãos, de grandes dimensões, tornaram-se famosas. O impacto da sua obra que abrange concertos, rapsódias, estudos, entre outros, de uma técnica, beleza e sonoridade surpreendentes, revolucionou toda a música para sempre. 





2 comentários:

chris disse...

Hello !
Welcome to the "Directory Blogspot"
We are pleased to accept your blog in the division: PORTUGAL
with the number: 493
We hope that you will know our website from you friends,
Invite your friends by giving them the "Directory award"
This is the only way to expand the site.
The activity is only friendly
Important! Remember to follow our blog. thank you
Have a great day
friendly
Chris
For other bloggers who read this text come-register
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
Imperative to follow our blog to validate your registration
Thank you for your understanding
++++
Get a special price "Directory award" for your blog! with compliments
Best Regards
Chris
A pleasure to offer you for your site AWARDS
http://nsm08.casimages.com/img/2016/02/25//16022502403118874514006299.png
+++++++

Olá!
Bem-vindo ao "Diretório Blogspot"
Temos o prazer de aceitar seu blog na divisão: PORTUGAL
com o número: 493
Esperamos que você vai saber o nosso site a partir de você amigos,
Convide seus amigos, dando-lhes o "Prêmio Directory"
Esta é a única forma de aumentar o local.
A atividade é apenas amigável
Importante! Lembre-se de seguir o nosso blog. obrigado
Tenha um ótimo dia
amigável
Chris
Para outros blogueiros que lêem este texto venha a registar
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
Imperativo para seguir o nosso blog para validar a sua inscrição
Obrigado pela sua compreensão
++++
Obter um preço especial "prêmio Directory" para o seu blog! com elogios
Atenciosamente
Chris
Um prazer de lhe oferecer para seus AWARDS do site
http://nsm08.casimages.com/img/2016/02/25//16022502403118874514006299.png

Unknown disse...

Thank you for your simpathy and kindness
I am already your follower. It was the first thing I did.
Greetings from Portugal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...