sábado, abril 23, 2016

OS CRAVOS DO 25 DE ABRIL- 25 DE ABRIL DE 2016








Celeste Martins Caeiro, nascida no dia 2 de Maio de 1933,  foi a mulher que, no dia 25 de Abril de 1974, distribuiu cravos pelos militares que levavam a cargo o golpe de estado para derrubar o regime ditatorial liderado por Marcelo Caetano, movimento este que ficou conhecido pela Revolução dos Cravos ou ainda Revolução 25 de Abril.

Celeste Caeiro trabalhava, à altura da Revolução, num restaurante na Rua Braancamp em Lisboa. O restaurante, inaugurado a 25 de Abril de 1973, fazia um ano de abertura nesse dia, e a gerência planeava oferecer flores para dar às senhoras clientes, e um Porto aos cavalheiros.
Nesse dia, todavia, como estava a decorrer o golpe de estado, o restaurante não abriu. O gerente disse ao funcionários para voltarem para casa, e deu-lhes os cravos para levarem consigo, já que não poderiam ser distribuidos pelas clientes. Cada um levou um molhe de cravos vermelhos e brancos que se encontravam no armazém.

Ao regressar a casa, Celeste apanhou o metro para o Rossio e dirigiu-se ao Chiado, onde se deparou imediatamente com os tanques dos revolucionários. Aproximando-se de um dos tanques, perguntou o que se passava, ao que um soldado lhe respondeu "Nós vamos para o Carmo para deter o Marcelo Caetano. Isto é uma revolução!".

O soldado pediu-lhe, ainda, um cigarro, mas Celeste não tinha nenhum. Celeste queria comprar-lhes qualquer coisa para comer, mas as lojas estavam todas fechadas. Assim, deu-lhes as únicas coisas que tinha e que lhes podia oferecer: os molhos de cravos, dizendo "Se quiser tome, um cravo oferece-se a qualquer pessoa".

O soldado aceitou e pôs a flor no cano da espingarda.



Celeste foi dando cravos aos soldados que ia encontrando, desde o Chiado até ao pé da Igreja dos Mártires...





1 comentário:

olharbiju disse...

Olá boa tarde.
Gostei de conhecer a real história de como apareceram os cravos no dia 25 de Abril.
Perdoe-me eu dizer que este dia é um marco importante para o bem e para o mal de tudo que aconteceu e acontece neste nosso Portugal.
O que acabo de ler deixa o meu coração encantado.Curvo-me perante esta senhora que teve esta bela atitude.
Obrigada
Bom domingo
Beijinho
Alice Ferreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...