sábado, dezembro 31, 2011

TRADIÇÕES DE ANO NOVO - Sabe o Que Tem a Fazer?



Ano-novo: 4

À porta de um novo ano, o sentimento geral é de renovação. Fazem-se planos, elaboram-se projetos, recuperam-se desejos antigos que foram sucessivamente adiados. Mantém-se, sobretudo, a eterna esperança de que o ano vindouro seja o concretizar de todos os nossos sonhos.

É por isso que, neste fechar de um velho ciclo, é natural que as pessoas recorram a pequenos rituais e superstições, que variam conforme as culturas, mas que têm todos a mesma finalidade: que o ano que se avizinha seja o melhor possível.

Há quem leve tudo isto a sério, há quem siga estes rituais apenas por mera brincadeira. Seja qual for o grupo em que se insere, quer saber o que pode fazer para ter sucesso no próximo ano?

Para começar, existe uma superstição associada à celebração do ano novo que acabamos por seguir, mesmo sem darmos por isso: fazer muito barulho. A verdade é que ao extrapolarmos ruidosamente a nossa alegria estamos, segundo a tradição, a afastar os maus espíritos e por isso, a começarmos o ano bem longe de todo o mal. Afinal a tradição de agarrar em tachos e panelas para fazer um alarido infernal, tem algum significado! 

Cheia de significado pode estar também a roupa que escolhemos para comemorar o fim do ano. Assim, diz-se que nesta noite especial devemos vestir algo de novo. E se a intenção é ter sorte no amor, temos de estrear uma peça de roupa interior - mais precisamente as cuecas - pois assim deixa-se para trás todos os mal entendidos. Isto é sobretudo eficaz para quem está a iniciar um namoro.

Mas se quiser muito amor, tem ainda outros rituais a cumprir. Vista-se de vermelho, e irá atrair fortes emoções, paixão e sensualidade. E não se esqueça de, à meia noite, cumprimentar em primeiro lugar uma pessoa do sexo oposto. Isso também dá sorte. Já para os recém-casados, existe outra dica: dizem que os lençóis novos, na primeira noite do ano, deixam todas as ameaças à felicidade ao abandono...na máquina de lavar.

Entretanto, se a sua preocupação para o ano 2012 não tem nada a ver com questões amorosas, mas sim com a melhoria da carreira profissional, terá de vestir-se de castanho. O mesmo se aplica no caso de estar desempregado.

Já para resolver os problemas económicos, terá de vestir qualquer peça de roupa amarela e colocar uma nota dentro do sapato. Quando der a meia noite, diz a crendice que deve atirar moedas e notas para o ar que atrairá riqueza para todas as pessoas que nela moram. Se, entretanto sentir alguma comichão na palma da mão direita é sinal que foi bem sucedido, pois o orçamento irá ficar mais recheado. Se sentir o mesmo na mão esquerda...azar. É melhor tentar outra coisa.

Bem mais saboroso é roer sete sementes de romã na noite da passagem de ano, embrulhá-las num guardanapo e guardá-las na carteira. Os brasileiros fazem muito isto. Ou então experimente colocar uma folha de louro na carteira e deixá-la lá no ano inteiro. Em ambos os casos, a tradição diz que é dinheiro garantido...

Ah! E não se esqueça: não passe a passagem do ano com bolsos vazios, porque assim eles vão permanecer tal e qual o resto do ano! Também nada de roupa apertada - para não ter dificuldades económicas. Certifique-se que tem todos os buracos, rasgões ou botões da roupa cosidos, para atrair a boa sorte.

Posto tudo isto, e quando estiver a comer as uvas passas a cada badalada da meia-noite, só me resta desejar  
RecadosAnimados.com

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...