quarta-feira, dezembro 21, 2011

A CORRIDA AOS ÓCARES 2012 - Nomeações de Portugal






O fado "Já não estar", com letra de Manuela Freitas e música de José Mário Branco, interpretado por Camané no documentário "José & Pilar", de Manuel Gonçalves Mendes, foi pré-selecionado para o Ócar da "Melhor Canção Original", anunciou a Academia que atribui os prémios, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

 Fadista e cantor Camané

"Sinto-me muito contente com esta possibilidade. Até porque é a primeira vez que tal acontece a uma música portuguesa", disse o cantor, que considera ainda que esta " é também uma forma de reconhecer a grande qualidade do filme, da obra e da grande pessoa que é Saramago".

O fado integra o documentário "José & Pilar", que Manuel Gonçalves Mendes fez sobre o escritor português, Nobel da Literatura em 1998, sobre o processo criativo, sobre a relação com a mulher, Pilar del Rio, com os leitores e com o mundo.

A pré-seleção desta canção acontece semanas depois do Fado ter sido considerado Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

"Já não estar", surge numa lista de 39 músicas pré-selecionadas, competindo com nomes da música internacional como Sinead O'Connor, Elton John, Ldady Gaga, Robbie Williams, Pink, Mary J. Blinge ou o brasileiro Carlinhos Brown.
Cartaz de "José & Pilar"

Os membros da Academia vão ouvir todas as músicas selecionadas no dia 5 de janeiro e escolher as nomeadas ao Óscar de melhor canção original.

A Academia divulgou ainda a lista das 265 longa-metragens aceites para uma possível nomeação para o Óscar de Melhor Filme, e dela faz parte além do documentário "José & Pilar", o documentário "Mistérios de Lisboa", por cumprirem os requisitos, que passam pela estreia comercial nos Estados Unidos e ter estado pelo menos sete dias consecutivos em cartaz.

A "Viagem do Elefante", o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano,  é o ponto de partida para "José & Pilar", o filme de Manuel Gonçalves Mendes que nos retrata a relação entre o casal José Saramago e Pilar del Rio.

Mostra o dia-a-dia do casal em Lanzarote e em Lisboa, na sua casa e em viagens por todo o mundo, numa relação de um casal empenhado em mudar o mundo, ou pelo menos, torná-lo melhor. "José & Pilar" revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que o génio e simplicidade são compatíveis.
Estreou-se em Portugal em 2010 e foi visto por 22 mil espectadores.

Cena de "José & Pilar"

 "Mistérios de Lisboa", do chileno Raúl Ruiz, baseado na obra homónima de Camilo Castelo Branco, foi totalmente filmado em Portugal e contou no elenco com atores como Maria João Bastos, Adriano Luz e Ricardo Pereira. O filme já foi distinguido com o "Prémio de Melhor Filme Estrangeiro", pela Associação de Críticos de Cinema de Toronto.

Mergulha-nos num turbilhão imparável de aventuras e desventuras, coincidências e revelações, sentimentais e paixões violentas, vinganças, amores desgraçados e iligítimos numa atribulada viagem por Portugal, França, Itália e Brasil.

Cena de "Mistérios de Lisboa"

Nesta Lisboa de intrigas e identidades ocultas encontramos uma série de figuras que dominam o destino de Pedro Silva, orfão de um colégio interno: padre Dinis que de aristocrata e libertino se converte em justiceiro, uma condessa roída pelo ciúme e sedenta de vingança, um pirata sanguinário tornado próspero homem de negócios, que atravessam a história do séc. XIX e a procura de identidade do nosso personagem.

Os nomeados aos Óscares de 2012 vão ser conhecidos a 24 de janeiro, numa cerimónia no Samuel Goldwyn Theatre.

A entrega dos Óscares está marcada para o dia 26 de fevereiro de 2012 no Kodak Theatre, em Los Angeles.


FADO "JÁ NÃO ESTAR":

DOCUMENTÁRIO "JOSÉ & PILAR":

DOCUMENTÁRIO "MISTÉRIOS DE LISBOA":

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...