Nestas férias de Natal que se avizinham, sugiro, consoante a bolsa de cada um, uma visita a esta fantástica e monumental exposição, inaugurada em 9 de novembro passado: Leonardo da Vinci: Pintor na Corte de Milão, que estará aberta ao público até 5 de fevereiro de 2012.
Foram necessários cinco anos de tentativas e negociações, para, finalmente, a National Art Gallery de Londres, conseguir reunir num só lugar o maior número de obras de Leonardo da Vinci que o mundo já viu. A exposição Leonardo da Vinci: Pintor na Corte de Milão, concentra-se na produção artística do período entre 1482 e 1499, quando Leonardo trabalhava como artista assalariado para o Duque Ludovico Sforza.
1- Retrato de Um Músico; 2- A Virgem e o Menino |
A Exposição inclui também a obra Salvator Mundi (reproduzida no início da mensagem), uma pintura perdida e identificada numa coleção americana, mistério digno do livro de Dan Brown "O Código da Vinci", que apenas recentemente foi atribuída a Leonardo, sendo a sua autenticidade ainda questionada por alguns.
As duas versões da Virgem dos Rochedos |
Está igualmente em exibição um trio de retratos que revolucionou o género, entre eles o único que Leonardo fez, de um homem: Retrato de um Músico.
A Belle Ferronière pode ser um retrato da duquesa ou de uma das amantes do Duque de Milão e o mais elogiado dos três, Dama com Arminho, retrata a amante de Ludovico, Cecília Gallerani, conhecida pela sua beleza e inteligência.
1- La Belle Ferronière; 2- Dama com Arminho |
Devido à grande procura, a organizacão da exposição recomenda que os bilhetes, vendidos com hora marcada, sejam adquiridos com a devida antecedência.
A não perder. Exposições como esta, acontecem uma vez na vida...
Sem comentários:
Enviar um comentário