quinta-feira, dezembro 29, 2011

2012 - O ANO DAS PROFECIAS







Nem na viragem do milénio as mensagens apocalípticas proliferaram, tal como na chegada deste novo ano de 2012. E elas surgem-nos não só ao folhear "As Profecias" de Nostradamus, como nas páginas dos jornais matutinos, revistas cor-de-rosa e sobretudo dos diários económicos, como o "Financial Times" e muito outros.

Quanto às previsões para 2012, são unânimes: estamos todos condenados a uma crise profunda, consoante a opinião do jornalista, ao adicionar ao artigo maior ou menor humor ou colorido. A crise dos valores materiais e espirituais ajudaram, e as redes sociais encarregaram-se de dar o empurrão final, com uma rapidez astronómica.

Tudo começou com a profecia da civilização Maia, mas muitas outras surgem, numa grande panóplia, que não poupa a própria NASA. Esta mantém equipas que diariamente esclarecem e acalmam as perguntas assustadas dos cidadãos, apavorados com as erupções solares, possível colisão da Terra com meteoro, inversão dos campos magnéticos terrestres e tantas outras. A versão é sempre a mesma: « É mentira, não se assustem». Mas o receio permanece e, em boa verdade, como popularmente se afirma: «não há fumo sem fogo», dado que toda a teoria tem sempre um fundo de verdade...


Mas será que isto irá acontecer em 2012?:


A Partícula de Deus
Há décadas que os cientistas procuram a origem do Universo, que não conseguem explicar, e procuram provar a existência do Bosão de Higgs, mais conhecido por Partícula de Deus, partícula que terá estado na origem da vida, após o Big Bang. Os cientistas esperam ser bem sucedidos em 2012. Há quem receie que a experiência em curso no CERN na Suíça, crie um buraco negro que acabará por engolir a Terra.


Útero do Universo
De acordo com o calendário da Civilização Maia, no solstício de inverno de 2012 fechar-se-ão dois ciclos do tempo: um de 5.125 anos e outro de 144 mil anos. Nesse dia 21 de dezembro, o Sol alinha-se com o centro da galáxia, o "Útero Cósmico". O que virá depois? O fim dos tempos ou o inicío de uma nova Era?


Explosão do Sol
As erupções solares aumentaram e atingirão o seu auge em 2012, libertando toneladas de partículas electromagnéticas que podem danificar os sistemas energéticos e de comunicações, a nível mundial. Para monitorizar este fenómeno, a NASA criou o Observatório das Dinâmicas Solares, tentando encontrar formas de minimizar os impactos no nosso planeta.




Inversão dos Polos da Terra
2012 é apontado como o ano em que o Polo Sul pode passar a ser Polo Norte. Fala-se de uma guinada magnética que provocaria sismos violentos, provocando o caos na Terra. A inversão é possível: a última ocorreu há 780 mil anos. Mas os cientistas não acreditam que possa dar-se repentinamente. O fenómeno, aliás, encontra-se a ser monitorizado: o Norte magnético está a mover-se entre 10 km e 40 km por ano, e localiza-se a mais de mil quilómetros do Norte "verdadeiro".





Choque com Asteroide
É uma das teorias mais antigas e há grupos religiosos que juram existir referências na Bíblia a "uma bola de fogo" que destruirá o mundo em 2012. Seja em forma de asteroide, de cometa ou planeta, os cientistas da NASA negam que algum corpo celestial esteja em rota de colisão com a Terra. Pelo menos por enquanto...






Não creio que o novo ano de 2012 venha a ser o portador de qualquer uma destas catástrofes. Mesmo que sejam credíveis, o momento do sua concretização será sempre uma incógnita. Porque este não está nos nossos desígníos...










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...