segunda-feira, dezembro 26, 2016

GEORGE MICHAEL'S (1963-2016) "LAST CHRISTMAS"...








O cantor britânico George Michael, conhecido como "Faith" e "Freedom! '90", morreu ontem, 25 de dezembro de 2016, aos 53 anos. A informação foi confirmada pelo seu assessor de imprensa: "É com grande tristeza que confirmamos que o nosso amado filho, irmão e amigo George morreu em paz, em casa, durante o Natal. A família pede respeito e privacidade neste momento difícil e emotivo. Não haverá mais declarações".

Michael sofreu uma paragem cardíaca.

George Michael preparava atualmente uma edição de luxo do álbum "Listen Without Prejudice Vol 1", celebrando os 25 anos do seu lançamento. O álbum, que vendeu 8 milhões de cópias, foi responsável por um desentendimento de Michael com a gigante Sony Music, que acusou de o escravizar e de não divulgar o disco como merecia.
Michael, cujo nome real era Georgios Kyriacos Panayiotou, nasceu em 25 de junho de 1963 em East Finchley, norte de Londres. Filho de um restaurador cipriota e  de uma mãe bailarina, começou  o seu envolvimento com a música como DJ, tocando em clubes e escolas.

Já na adolescência, interessou-se pela música e começou a tocar ska com o amigo de escola Andrew Ridgeley. Na primeira metade dos anos 1980, os dois criaram o duo pop "Wham!", que daria o pontapé inicial na carreira de George Michael, com êxitos como "Young Guns", "Wake Me Up Before You Go-Go" e "Careless Whisper". Esta parceria durou até 1986, vendendo mais de 25 milhões de discos.

George Michael
Quando os "Wham!" estavam ainda no auge, com sucesso internacional, Michael decidiu seguir a sua carreira solo. Em 1987, lançou "Faith", o seu primeiro disco solo, que continha ainda êxitos como "Father Figure" e "Kissing a Fool". Chegou mesmo a vender 20 milhões de cópias pelo mundo. Carregados de sensualidade, os videoclipes do álbum ajudaram a fortalecer a imagem de Michael como um dos grandes sex symbols do pop da década de 80.

Ao longo dos seus 40 anos de carreira, chegou a vender mais de cem milhões de discos. Foi premiado por três vezes, e ganhou três Prémios Brit Awards e duas vezes o  Prémio Grammy.

Pessoalmente, o cantor foi conhecido por uma rotina de excessos, com prisões por porte de drogas e por atentado ao pudor numa casa de banho pública de um parque. Já nos anos 1990, assumiu publicamente a sua homossexualidade e criou a música "Jesus to a Child" em homenagem ao estilista brasileiro e seu namorado Anselmo Feleppa, que morreu de sida. Mas, antes disso, teve namoros com mulheres, entres elas a atriz Brooke Shields .

Sempre que possível, manifestou críticas à então primeira ministra britânica Margareth Tatcher, ao primeiro-ministro britânico Tony Blair e ao então presidente dos Estados Unidos, George Bush. Por causa de seu posicionamento político, começou a ser boicotado pelos jornais norte-americanos de direita.

Em 2011, Michael foi forçado a cancelar uma série de shows por causa de uma pneumonia. Segundo a BBC, o cantor chegou a ser submetido a uma traqueotomia para poder respirar e chegou a ficar inconsciente durante a sua estadia no hospital.

Nada disso impediu que Michael continuasse a fazer planos no domínio da música. Recentemente anunciou o lançamento de um novo álbum com o produtor e compositor Naughty Boy. No próximo mês de Março de 2017, planeava lançar um documentário, "Freedom".


Este Natal foi, de facto, o seu “Last Christmas…”
Descanse em paz.




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...