sábado, dezembro 03, 2016

BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME 2016 - Partilhar Sabe Bem...






Abordar o tema da solidariedade em Portugal, nos tempos difíceis que todos vivemos, pareceu-me mais do que oportuno, pelo que lhe tenho dedicado algumas mensagens, não muitas para não me tornar repetitiva. São sobretudo mensagens sobre instituições que, no nosso país, praticam esta solidariedade de forma exemplar e essas, na verdade, também não são assim tantas...

Não poderia escrever acerca de cada um de nós, seria impossível, porque a certeza de que cada português alberga em si um espírito voluntário e solidário, está fora de qualquer dúvida.

Comecei assim, pelo Banco Alimentar Contra a Fome, porque esta instituição solidária, formada por voluntários, alimenta a grande maioria das outras instituições e organizações congéneres, existentes no nosso país. O primeiro Banco Alimentar Contra a Fome foi criado em 1990 em Portugal, por iniciativa de José Vaz Pinto

Ir buscar onde sobra para entregar onde falta: uma ideia de John Van Hengel, que em 1967 fundou o primeiro Food Bank, em Phoenix, no Arizona, dando assim início ao movimento que hoje existe em todos os continentes. Na Europa, os primeiros Bancos Alimentares foram criados em 1984, em França e na Bélgica.

Foi com base nos princípios da dádiva e da partilha, na gratituidade das contribuições, na luta contra o desperdício de produtos alimentares e na repartição pelas pessoas mais necessitadas, através de instituições de solidariedade, que se assistiu em Janeiro de 1990, como acima referi, à constituição do Banco Alimentar Contra a Fome, em Lisboa. Foram também estes os princípios que estiveram na génese de todos os Bancos que se seguiram.


Em 19 de Fevereiro de 1999 foi constituída a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, com o objetivo de zelar pela missão e valores, harmonizar e coordenar os procedimentos e as práticas dos diversos Bancos em actividade e auxiliar à constituição de novos Bancos noutros pontos do país, por forma a criar uma rede de combate ao desperdício e de ajuda aos mais necessitados, tão estruturada quanto possível.


Os Bancos Alimentares Contra a Fome têm como:

Missão: Lutar contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas, que a título voluntário, se associam a esta causa.

Visão: Um mundo, no qual todos os Homens, tenham garantido o direito à alimentação.

Valores: A Dádiva e a Partilha.

A Dádiva e a Partilha definem o espírito que norteia todas as relações que se vão estabelecer entre os diferentes intervenientes e parceiros dos Bancos Alimentares.
Estes valores devem refletir-se no funcionamento do dia a dia e guiar a ação. A dimensão humana, naquilo que possui de mais nobre, é sempre posta em destaque. O que preside não é o interesse comercial, mas o serviço ao Homem pobre, que se encontra numa situação de necessidade, que sofre de privações e de fome.
Mesmo em tempos difíceis, a solidariedade dos portugueses está sempre presente e poderá dar origem, neste fim de semana a uma das maiores recolhas de sempre.

Arrancou neste sábado a campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome. Mais de 42 mil voluntários vão estar em quase duas mil superfícies comerciais de todo o país.
A campanha "Partilhar Sabe Bem" tem o objetivo de levar comida a quem mais precisa. A recolha de alimentos decorre entre hoje e amanhã. Mas a ação prolonga-se até ao dia 11 deste mês através de vales alimentares disponíveis nos supermercados.

Quando  se aproximar das prateleiras das grandes superfícies comerciais e fizer as suas escolhas, lembre-se um pouco de quem para elas apenas pode olhar…

Vai ver que não custa nada e talvez se sinta muito melhor.



Os contactos do Banco Alimentar Contra a Fome são:

Morada: Avenida de Ceuta Estação de Alcântara-Terra, Armazém 1, 1300-125 LISBOA.
Telefone: 213 649 655
Fax: 213 622 442
Horários: 9h00-13h00/14h30-18h00

                   http://www.bancoalimentar.pt/



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...