segunda-feira, junho 22, 2015

PELA NOITE, COM MANUEL BANDEIRA: "A ESTRELA DA MANHÃ"







ESTRELA DA MANHÃ


Eu queria a estrela da manhã
Onde está a estrela da manhã?
Meus amigos meus inimigos
Procurem a estrela da manhã

Ela desapareceu ia nua
Desapareceu com quem?
Procurem por toda à parte

Digam que sou um homem sem orgulho
Um homem que aceita tudo
Que me importa?
Eu quero a estrela da manhã
Três dias e três noites
Fui assassino e suicida
Ladrão, pulha, falsário
Virgem mal-sexuada
Atribuladora dos aflitos
Girafa de duas cabeças
Pecai por todos pecai com todos

Pecai com malandros
Pecai com sargentos
Pecai com fuzileiros navais
Pecai de todas as maneiras
Com os gregos e com os troianos
Com o padre e o sacristão
Com o leproso de Pouso Alto

Depois comigo

Te esperarei com mafuás novenas cavalhadas
comerei terra e direi coisas de uma ternura tão simples
Que tu desfalecerás

Procurem por toda à parte
Pura ou degradada até a última baixeza
Eu quero a estrela da manhã.


MANUEL BANDEIRA



Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro. Nasceu a 19 Abril 1886 no Recife, Pernambuco, Brasil. Morreu a 13 de outubro de 1968 no Rio de Janeiro.

Estrela da manhã, é um poema representativo da literatura contemporânea. Avulta o tom erótico, denso e sugestivo, expondo um Bandeira viril e carnal. A mulher inatingível, difícil, até mesmo decadente, preenche, com seu corpo, a imaginação do poeta.
A visão desses dois mundos - o ideal, do sonho, onde habita o que está por ser atingido, e o material, da realidade das ruas - transparece liricamente neste poema.

Estrela da Manhã é um dos mais expressivos poemas lírico-amoroso de todo o Modernismo. Celebra a mulher amada, evocada na metáfora "estrela". A enumeração caótica das imagens, o desconcerto amoroso...

Depois da leitura deste poema, não sabemos com absoluta convicção o que esta estrela simboliza. Uma mulher experiente que o poeta deseja? Uma prostituta? A própria vida a que Bandeira pela doença foi obrigado a abdicar?



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...