segunda-feira, setembro 10, 2012

"PIETÀ" VENCE O PRÉMIO "LEÃO DE OURO 2012" - 69.º Festival de Cinema de Veneza 2012















O Festival de Cinema de Veneza é o mais antigo festival de cinema do mundo. Chegando ao fim neste último sábado, dia 8 de setembro, a sua 69.ª Edição consagrou o drama sul-coreano "Pietà" (Pieta-2012), do realizador Kim Ki-duk, vencedor do cobiçado Leão de Ouro do Festival de Veneza 2012.

Realizador Paul Thomas Anderson, Prémio Leão de Prata 2012

O presidente do júri desta Edição do Festival, o realizador norte-americano Michael Mann, elogiou todos os 18 filmes concorrentes ao Leão de Ouro, classificando-os como "ótimos", "multifacetados" e "inovadores". " Mas Pietà detaca-se de entre eles", afirmou Mann.

"Pietà" é uma metáfora ao capitalismo extremo que faz com que o dinheiro esteja acima de tudo, como disse à imprensa o seu realizador Kim Ki-duk. Esta longa metragem é um drama e uma crítica social severa à ganância, moral e perda de valores.

Atriz Hadas Yaron, Prémio de Melhor Atriz

O filme conta a  história de um agiota de Seul que tem por hábito mutilar cruelmente os seus clientes devedores. Um dia, aparece na sua vida uma mulher misteriosa, que se apresenta como sua mãe. A vida do criminoso - até então dedicada à procura do dinheiro e do poder - sofre então uma reviravolta. 

Em entrevista, o diretor sul-coreano afirmou que o seu filme é realmente uma crítica ao capitalismo extremo e que o dinheiro teria sido o "terceiro ator" da sua longa metragem. O nome do filme faz referência a uma das obras mais conhecidas de Michelangelo - a escultura Pietà, cuja réplica se encontra na Basílica de São Pedro em Roma. Em Veneza, Kim declarou aos jornalistas que havia visto duas vezes a estátua, no Vaticano e, desde então, tornou-se um grande admirador desta obra-prima.

Salientou ainda que este filme "é um filme dedicado à humanidade, à nossa situação difícil numa crise capitalista extrema".


Ator Joaquin Poenix, que partilhou o Prémio de Melhor Ator com
Philip Seymour Hoffman
Kim Ki-duk é um dos mais reputados realizadores sul-coreanos. Em 2004, aos 51 anos, o cineasta já tinha conquistado o Leão de Prata de Melhor Realizador, com o filme Bin-jip.


As suas produções caracterizam-se por, frequentemente, girarem em torno do destino e sentimentos de personagens que vivem de forma isolada.

O Leão de Prata de Melhor Realizador, foi para o drama de época "The Master", do cineasta norte-americano Paul Thomas Anderson e forte concorrente ao Leão de Ouro. O filme de Anderson conta a história de um fundador de uma seita, que passou a ser conhecido como o "mestre". O drama de Paul Thomas Anderson foi inspirado na vida do fundador da cientologia, Ron Hubbard.


Cartaz do filme Pietà






Muito bem recebido pelo júri e pela crítica, além de arrecadar o prémio de Melhor Realizador, "The Master" foi premiado na categoria de melhor ator, prémio partilhado pelos atores Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman.


O prémio de melhor atriz foi para a israelita Hadas Yaron, pelo seu papel no filme Fill The Void, da cineasta Rama burshtein.


Narra a história de uma judia ortodoxa de 18 anos, que tem a obrigação de casar com o marido da sua falecida irmã.


O prémio de melhor argumento foi para o filme  francês Après Mai.

O realizador Olivier Assayas enfoca a juventude da década de 1970, cujos ideais políticos cada vez mais vão sendo relegados para segundo plano.



Júri do 69.º Festival de Cinema de Veneza - Leão de Ouro 2012


PREMIADOS DO 69.º FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA 2012:


LEÃO DE OURO de Melhor Filme: Pietà (Pieta-2012, Coreia do Sul)

LEÃO DE PRATA de Melhor Realizador: Paul Thomas Anderson, por The Master (Idem-2012)

PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI: Paradies: Glaube (Idem-2012, Áustria), de Ulrich Seidl

VOLPI CUP de Melhor Atriz: Hadas Yaron, por Lemale et ha'chatal, (Idem-2012, Israel)

VOLPI CUP de Melhor Ator: Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman, ambos por The Master

PRÉMIO MARCELLO MASTROIANNI de novo talento fem. ou masc.: Fabrizio Falco, por E Stato il Figlio (Idem-2012, Itália) e Bella Addormentata (Idem-2012, Itália/França)

MELHOR ARGUMENTO: Olivier Assayas, realizador francês de Après Mai (Idem-2012,França)

PRÉMIO de melhor fotografia: Daniele Cipri por E Stato il Figlio 






NOTA:
 Este "trailer" só pode ser visto no Youtube, devido a direitos de autor (por enquanto)







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...