segunda-feira, setembro 24, 2012

O "LIVRO QUE SÓ QUERIA SER LIDO" - Para os Netos...











Neste tempo em que tantas vezes os avós substituem os pais junto dos netos, por circunstâncias diversas, lembrei-me de deixar aqui uma sugestão que possa, de algum modo, ser-lhes útil. Para  contar, quando gozarem da sua companhia e a meteorologia não permitir nada mais do que ficar em casa.
Um dia destes, andando nas minhas pesquisas pela internet, deparou-se-me com alguma surpresa o vídeo que inseri na mensagem e que de imediato me trouxe à memória o conto que o inspirou. Ele aí está, certamente bem conhecido de todos vós. Mas é encantador e sabe sempre bem recordar.

Era uma vez um livro que teve o seu tempo, que esteve na moda, que passou de mão em mão, que teve leitores apaixonados e depois acabou na prateleira do esquecimento e da solidão. Alimenta apenas um sonho: o de voltar a ser lido, que é uma forma de ser amado.
Na sua solidão, teve por companhia cúmplice uma velha máquina de escrever, também ela condenada ao esquecimento. Juntos foram encontrando formas de ultrapassar a tristeza de se sentirem esquecidos. Até que, um dia, uma notícia imprevista veio alterar a sua sorte e permitir a realização do seu desejo.

Da autoria de José Jorge Letria, "O Livro que só queria ser lido", é um elogio do livro e da leitura e transmite uma verdade essencial: os livros partilharão sempre connosco, pela vida fora, a magia da aventura e do saber.

José Jorge Letria, jornalista, dramaturgo, poeta, é também autor de uma vasta obra para crianças e jovens. "O livro que só queria ser lido" é recomendado para o 4.º ano de escolaridade pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) como leitura autónoma ou como leitura de apoio do professor ou dos pais.





Uma boa tarde ou serão com netos ou mesmo filhos... Na companhia de "O livro que só queria ser lido", vídeo realizado pela Companhia de Teatro de Marionetas "Os Valdevinos".




"O LIVRO QUE SÓ QUERIA SER LIDO"



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...