quarta-feira, setembro 12, 2012

DESDE ONTEM, O " LISBOA STORY CENTRE" - O Novo Terreiro do Paço










O projecto-âncora do novo Terreiro do Paço, um centro de interpretação dedicado à história da capital, está pronto a começar a contar histórias. Ontem, 11 de setembro, abriu o Lisboa Story Centre- Memórias da Cidade.

"Uma plataforma de conhecimento e interactividade que, inspirada nos factos e eventos que moldaram Lisboa, destina-se a levar o visitante a descobrir o património, de forma lúcida e interactiva". É assim que a Associação de Turismo de Lisboa (ATL) resume, em comunicado, a nova "estrela" do Terreiro do Paço, o Lisboa Story Centre - Memórias da Cidade, ontem inaugurado.

Esplanadas, Lojas e o Museu da Cerveja, agora no novo Terreiro do Paço.

Este espaço high tech, projecto-âncora do renovado Terreiro do Paço e localizado na ala nascente -  onde recentemente abriram uma série de restaurantes, lojas, discoteca e o Museu da Cerveja, garante uma viagem no tempo, com duração aproximada de uma hora, com auxílio de audioguia (disponível em vários idiomas) e recurso a efeitos e recriações. O seu público-alvo são tanto os turistas como os lisboetas, existindo programas especiais para estudantes. Embora não seja um museu, antes um espaço lúdico, garante-se o rigor histórico - na equipa do projecto, colabora o olissipógrafo José Sarmento de Matos.

A nova casa da memória, que se apresenta como "um projecto inédito no país", viverá dos principais acontecimentos da memória colectiva da capital portuguesa, da Fundação ao 25 de Abril, com particular enfoque no Terramoto de 1755 e nos planos da Baixa Pombalina. Inclui uma experiência "imersiva", representada teatralmente, que dá a conhecer " os monumentos marcantes da catástrofe natural que devastou Lisboa". Ao longo da viagem, é de esperar que os odores das especiarias invadam as salas quando se falar dos Descobrimentos ou que a sala trema quando o Terramoto de 1755 "chegar".

O novo restaurante Terreiro do Paço, o espaço de eventos Pátio da Galé e a discoteca LustLisbon

«É um sonho de gerações. Devolver à cidade todo este espaço que estava reservado a ministérios», afirmou António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, durante a visita de inauguração. O autarca destacou que este centro não é apenas destinado a turistas mas a todos  os portugueses e às crianças em particular, por ser também um importante centro educativo.

António Costa acrescentou que falta apenas recuperar a estátua equestre do Terreiro do Paço, que já está a decorrer, e finalizar o acordo com o Governo que permite instalar o elevador na arcada da Rua Augusta, para aquele espaço ficar totalmente recuperado.

Num investimento de três milhões de euros, o Lisboa Story Centre espera a visita anual de mais de 300.000 visitantes, 70% dos quais estrangeiros e 30% portugueses, nos quais está incluída a visita das escolas.

Terreiro do Paço em Lisboa

O espaço está dividido por dois pisos, propiciando uma visita de cerca de 60 minutos, orientada por um audioguia, disponível em 10 idiomas e versão infantil, que acompanha todo o percurso através de seis núcleos. 


Aberto todos os dias, das 10h00 às 20h00, o custo das suas entradas é de 9 euros.Para mais informações e contactos, siga o link: www.cm-lisboa.pt









Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...