domingo, setembro 23, 2012

"LINHAS DE WELLINGTON" (2012) - Filme Português de Valeria Sarmiento e Paulo Branco












"Linhas de Wellington", além de um espetacular elenco, conta com um argumento original de Carlos Saboga e acaba de competir em Veneza, no Leão de Ouro 2012, como único filme português. Depois de integrar a seleção Oficial do Festival de Cannes com "Cosmópolis", Paulo Branco regressa à competição num dos três maiores festivais do mundo.


No Festival de Cinema de Toronto, o festival mais importante do Canadá e que decorreu entre o dia 6 e 16 deste mês de setembro, "Linhas de Wellington" foi exibido na seção de Apresentações Especiais. A versão televisiva do filme, em três episódios, deve hoje ser apresentada durante o Festival de San Sebastián, no palco principal. "Linhas de Wellington" foi também selecionado para a Seleção Oficial do prestigiado New York Film Festival, o mais importante dos EUA.

"Linhas de Wellington" decorre em Portugal, durante as invasões napoleónicas, no início do século XIX, e acompanha um grupo de personagens de todas as condições sociais - soldados e civis, homens, mulheres e crianças, jovens e velhos - arrancados à rotina quotidiana pela guerra e lançados por diferentes caminhos em direção às linhas de Torres, onde um combate final decidirá o destino do país.

Em 27 de setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena, foram derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington. Apesar da vitória, portugueses e britânicos são obrigados a retirar perante o inimigo numericamente superior, para o atrair para Torres Vedras, onde Wellington tinha construído linhas fortificadas dificilmente superáveis. 

Simultaneamente o comando anglo-português organiza a evacuação de todo o território entre o campo de batalha e as linhas de Torres Vedras, numa gigantesca operação de terra queimada, que tolhe aos franceses toda a possibilidade de aprovisionamento local.

Este é o cenário para as aventuras de uma série de personagens com diferentes motivações - o jovem tenente idealista Pedro de Alencar (Carlo Cotta), a maliciosa rapariguinha inglesa, Clarissa Warren (Victória Guerra), o dúbio contrabandista Penabranca (Miguel Borges), o vingativo sargento Francisco Xavier (Nuno Lopes), ou a prostituta Martírio (Soraia Chaves). 

Todos, seja qual for a sua motivação, perseguidos pelos franceses e atormentados por um tempo inclemente,  reúnem-se por caminhos diferentes para as linhas de Torres, onde uma última batalha decidirá o destino de cada um deles.

Em cenários de grande beleza, um dos períodos mais conturbados da história de Portugal é-nos apresentado com a mestria do desempenho de grandes atores e o rigor histórico de uma realização e produção perfeitamente impecáveis.


Com estreia marcada para o dia 4 de outubro próximo, certamente lá estarei.


ELENCO: Nuno Lopes, Soraia Chaves, Marisa Paredes, John Malkovich, Caterine Deneuve, Michel Piccoli, Mathieu Amalric, Victória Guerra, Carlo Cotto,Paulo Pires, Maria João Bastos.

REALIZAÇÃO: Valeria Sarmiento

PRODUÇÃO: Paulo Branco

ARGUMENTO: Carlos Saboga

GÉNERO: Drama, Histórico, Guerra

ORIGEM: Portugal

DURAÇÃO: 135 minutos




John Malkovich numa cena de "Linhas de Wellington#










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...