quinta-feira, abril 26, 2012

MUSEU DO PÃO ( SEIA ) - Um Museu Único, na Serra da Estrela














1- Diversos tipo de pão; 2- Biblioteca,; 3-Fabrico do pão
4- Mercearia; 5- Transporte alternativo; 6- O Mundo
das Crianças; 7-Veículo de distribuição do pão;
8- Restaurante


É de dificuldade extrema definir a origem da cidade de Seia e ainda mais dificuldade agravada devida à ausência de referências documentais que, em regra geral assistem o nascimento das povoações. 


Para tal é necessário que nos socorramos das lendas e dos rumores e que aprendamos com as incertezas a que as tradições nos conduzem, de forma que as origens de Seia possam ser desvendadas. 


A maior parte dos historiadores assume como turdulense a origem mais provável e como data de nascimento as primeiras invasões ibéricas.


Devido à sua localização, distante das principais cidades do centro do país, Seia torna-se a "porta" natural e principal da Serra da Estrela, cujo turismo se assume como uma atividade em crescimento e procura contínua. 


Mas sobre esta Serra maravilhosa, que nos surge resplandecente ora no verde intenso da sua flora, ora na brancura da neve que cobre as suas zonas mais elevadas, falarei mais tarde. 


São muitos e diversos os laços que a ela me ligam. É nela que se inserem a maior parte das minhas raízes familiares.


Precisamente aqui, nesta linda cidade de montanha, Seia, o Museu do Pão ocupa um edifício construído de raiz com os materiais da região, inserido num conjunto monumental e paisagisticamente harmonioso, que integra alguns moinhos e padarias tradicionais recuperados. 


Trata-se do único museu do género da Península Ibérica e um dos poucos da Europa, possuindo cerca de 3.500 m2 de área coberta por três pisos de exposição com percurso semi-orientado, que o visitante poderá percorrer a bordo de um curioso comboio de três carruagens, do início do século XX.


O espaço pretende ser muito mais do que uma simples mostra de objetos ligados à história e ao fabrico do pão, procurando também afirmar-se como um espaço vivo de preservação dessa memória fundamental da região e do país, feita de saberes e de ofícios, que de outro modo se poderiam perder. 


É por isso que aqui o visitante pode descobrir as técnicas de fabrico e até fazer o seu próprio pão.


Dos objetos já recuperados para o museu destaca-se, por exemplo, uma das primeiras enfardadeiras mecânicas nacionais. 


O espólio, distribuído por quatro salas, inclui a reconstituição de uma antiga padaria tradicional, com mobiliário e objetos do início do século XX, a mostra de alfaias, cerâmica, numismática e iconografia.


Quem visitar o museu poderá ainda saborear as iguarias servidas no restaurante, que ocupa uma bonita sala de pedra. 


Aqui impera a gastronomia da região, com destaque para os pratos que têm o pão como base. Por um preço fixo, é possível saborear um buffet que inclui entradas, pratos quentes, de carne e peixe e sobremesas.


O visitante poderá ainda usufruir de uma excelente e acolhedora biblioteca e adquirir os produtos tradicionais da região da Serra da Estrela na mercearia, espaço que recria a atmosfera das mercearias antigas. 


As crianças têm uma sala só para elas, o Mundo das Crianças.



Mas, melhor do que as palavras, as imagens que se seguem poderão mostrar toda a originalidade e realidade deste nosso Museu do Pão, que aguarda a vossa visita...


Vista panorâmica de uma freguesia da cidade de Seia, Loriga

Até ao final do mês de maio, o Museu do Pão vai distribuir 25 toneladas de Pão São a cinco Bancos Alimentares Contra a Fome, de acordo com as necessidades apuradas. Lisboa receberá 11 toneladas, o Porto receberá seis, Setúbal terá direito a quatro e por fim, Aveiro e Faro serão contemplados com duas toneladas cada.


"São exemplos destes, inspiradores, motivadores e responsáveis, que nos mostram que a solidariedade dos portugueses está ativa e manifesta-se mesmo em tempos difíceis", palavras de Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.


CONTACTOS:
 Museu do Pão
Quinta Fonte do Marrão
6270 Seia
Serra da Estrela - Portugal
Telefone:+351 238 310 760
Fax:+351 238 310 769
E-mail: info@museudopao.pt
E-mail: museu@museudopao.pt

HORÁRIO:
De terça a domingo das 10h às 18h.
Sextas e sábados até ás 22 horas.
Encerra às segundas feiras.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...