terça-feira, abril 03, 2012

BOM FILHO A CASA TORNA - ROCK IN RIO LISBOA 2012 (Lisboa)









O festival Rock in Rio Lisboa vai decorrer este ano nos dias 25 e 26 de maio e de 1 a 3 de junho, no já habitual Parque da Bela Vista e após uma pausa de dois anos.

Cidade do Rock - Parque da Bela Vista, Lisboa
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos,contando já com 10 edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha que reuniram  perto de 6 milhões de pessoas.

Utilizando a música como linguagem universal que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas. Um dos seus pilares é é o Projeto Social, que em Portugal tem como parceira a SIC Esperança. 

Lançado em 2001, no Rio de Janeiro, o Projeto POR UM MUNDO MELHOR nasceu para, através da música, chamar a atenção das pessoas e sensibilizá-las para que ajudem a melhorar as condições sociais através das mais simples atitudes quotidianas.

Street Rock

A partir da edição de 2006 a organização considerou que as questões ambientais eram urgentes e promoveu várias ações sobre as Alterações Climáticas e a Sustentabilidade.

Ao longo dos últimos 10 anos, o Rock in Rio gerou 5.103.354,43 euros para diversas ações socio-ambientais. Essa é a prova de que decisão e compromisso com pequenas ações no dia a dia podem efetivamente fazer do mundo um lugar melhor para todos.


Até 2013 o objetivo passa por expandir o evento para mais um país da América Latina e tornar o Rock in Rio uma das principais marcas mundiais de música, criando subprodutos da marca que possam estar presentes nos vários mercados onde o evento já se encontra.


O Rock in Rio foi internacionalizado em 2004 com a primeira edição do Rock in Rio Lisboa, em Lisboa, Portugal. A organização foi similar à edição de 2001 no Brasil, tendo sido distribuído pelos 200 mil metros quadrados do Parque da Bela Vista, o "Palco do Mundo" (palco principal), a "Tenda Raízes", "Tenda Mundo Melhor" e a "Tenda Eletrónica".


Participaram mais de 70 artistas ao longo de cinco dias de festival, e o evento foi um sucesso, recebendo mais de 385 mil espectadores. Entretanto os mídia brasileiros e o público foram totalmente contra a realização do festival no país, mas também foram totalmente ignorados por parte de Roberto Medina e seus projetos ambiciosos.


Em 2006, foi realizada a segunda edição do Rock in Rio Lisboa, no mesmo local, entre 26 e 27 de maio e 2, 3 e 4 de junho.

O Rock in Rio Lisboa foi realizado pela terceira vez no Parque da Bela Vista em Lisboa, entre 30 e 31 de maio e 1, 5 e 6 de junho de 2008. Nos dias 27 e 28 de junho e entre 4 e 6 de julho do mesmo ano, foi ralizado em Aranda del Rey, Madrid, Espanha, com o Rock in Rio Madrid. 

No caso da edição portuguesa, o palco Hot Stage foi substituído pelo palco Sunset Rock in Rio, um espaço dedicado a apresentações conjuntas de artistas e bandas, na maioria portugueses, de vários estilos musicais, em formato de jam sessions. 

No cartaz do festival, em Lisboa, estão confirmados os nomes de Metallica, Evanescence, Mastodon, Sepultura (25 de maio), Smashing Pumpkins, Linkin Park, The Offpsring, Limp Bizkit (26 de maio), Lenny Kravitz, Maroon 5, Ivete Sangalo, Expensive Soul (1 de junho), Bruce Springsteen, Xutos e Pontapés e James (3 de junho).

Para o cartaz ficar completo, falta ainda anunciar o nome dos artistas que pisarão o Palco do Mundo (palco principal do festival) no dia 2 de junho. Contudo, no site oficial do Rock in Rio, já se apontam nomes para a cabeça de cartaz desse dia: Shakira, Justin Bieber, Rhianna ou Stevie Wonder.

Pelo Rock in Rio Lisboa vão também passar disc-jokeys portugueses, britânicos, norte-americanos e brasileiros.

A grande novidade do Rock in Rio Lisboa 2012, é a "Rock Street", uma rua cenográfica com um ambiente inspirado em Nova Orleães, que vai levar à cidade do Rock concertos de vários tipos de música como jazz e blues. Os artistas? Músicos de rua.

A organização quer criar na "Rock Street" um ambiente espontâneo, com músicos a tocar na rua e outros artistas com vários e diferentes talentos. Querem malabaristas, acrobatas, mágicos, homens estátua, cartomantes, caricaturistas, entre outros. Para encontrar estes talentos está a decorrer, no site oficial do festival, um passatempo que dá oportunidade a qualquer pessoa de participar no casting que vai selecionar os artistas de rua que irão atuar na "Rock Street".

Mais duas edições do Rock in Rio no Brasil já foram confirmadas: o Rock in Rio 5, que acontecerá em 2013, e o Rock in Rio 6, que acontecerá no ano de 2015.



Como chegar:
Avião
No Aeroporto Internacional de Lisboa, a 7 kms do centro da cidade, chegam e partem diariamente voos para as maiores cidades da Europa e do resto do mundo. As companhias aéreas portuguesas, TAP Portugal e Portugália Airlines, bem como as mais prestigiadas companhias internacionais, voam de e para Lisboa.



Comboio
Comboios nacionais e internacionais chegam diariamente a Lisboa. Para além do terminal ferroviário de Santa Apolónia, Lisboa conta com outro terminal adjacente ao Parque das Nações, a Gare do Oriente. Ambos os terminais têm ligações diretas de autocarros ou metropolitano para a Cidade do Rock - Metro Bela Vista.



Barco
O Porto de Lisboa é o porto mais ativo da costa atlântica europeia. Está equipado com três cais para navios-cruzeiro: Alcântara, Rocha do Conde de Óbidos e Santa Apolónia. Por outro lado, a cidade tem várias marinas para barcos de recreio nas docas de Belém, Santo Amaro, Bom Sucesso, Alcântara e Olivais.


Um evento que orgulha Portugal, e que ninguém deve perder. Lá estarei...









Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...