domingo, abril 02, 2017

CRISTIANO RONALDO GANHA NO OURO...MAS PERDE NO BRONZE!



Cristiano Ronaldo ganha no ouro, mas perde no bronze.

Quem viu o último busto do jogador colocado no recém rebatizado Aeroporto Cristiano Ronaldo, na ilha Madeira, ficou com cara de estátua. A sorte e o esforço acompanham-no na marcação de golos, na vitória de títulos e de bolas de ouro, mas a lenda do futebol internacional não se livra do azar quando o tentam imortalizar.

A ideia era fazer uma homenagem ao filho da terra, mas a figura pouco lisonjeira de CR7 foi considerada uma bola ao poste do escultor local, Emanuel Santos. Mesmo com toda a definição muscular, Cristiano Ronaldo parece bem difícil de esculpir. As estátuas do rosto de várias marcas têm os traços “fora de jogo”. Assim sendo, o melhor é chutar esta maldição para "canto".
A escultura foi tema de conversa durante muitas horas e alvo de críticas e comentários jocosos. O autor, um autodidata desempregado, que fez limpezas no aeroporto, garante que quase só tem recebido elogios.

"O Cristiano disse-me que gostou", declarou publicamente o escultor do polémico busto, Emanuel Santos de 40 anos, em Machico, Madeira, ainda mal refeito do impacto mundial do busto em bronze de Cristiano Ronaldo, da sua autoria. A fama não é de todo positiva, como tem sido visível nas redes sociais e junto de alguma imprensa internacional.

Emanuel assume-se como um autodidata que, desde há dois anos, se dedica a 100% à escultura. Trabalhou nas limpezas do aeroporto da Madeira, mas está desempregado desde o início do ano.

Emanuel Santos, autor do busto de Cristiano Ronaldo, também trabalha na construção naval.

Tinha o sonho de fazer uma escultura de Cristiano Ronaldo e conseguiu. Mal apareceu a oportunidade, aproveitou-a. Ninguém lhe pediu o trabalho, foi ele que propôs fazê-lo.
No currículo conta com duas obras que estão expostas na Madeira - uma de pescadores para Machico e outra de lenhadores na mesma freguesia -, mas nenhuma teve a repercussão pública da que fez do craque da seleção nacional e do Real Madrid. Aos comentários negativos, Emanuel argumenta: “Uma escultura é uma escultura e uma fotocópia uma fotocópia.” Aos comentários nas redes sociais, Emanuel Santos deixa uma garantia: Cristiano, a família dele, o aeroporto da Madeira e o Governo Regional da Madeira gostaram.

“Eu tinha o conhecimento de que se ia associar o nome do Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira e, por iniciativa própria, propus fazer um trabalho, um busto que pudesse ficar associado à cerimónia. Falei com as entidades competentes, a direção do aeroporto da Madeira, expus a minha ideia e mandaram avançar. Entretanto, quando já tinha o busto em gesso, mostrei à direção, eles gostaram do que viram e mandaram-me prosseguir.

O Cristiano viu as fotos que o irmão lhe mandou. Eu estive com o irmão no museu do Cristiano e, pelas mensagens do Ronaldo, percebi que ele gostou do que viu. Só mandou alterar umas rugas, que dão uma certa expressão no rosto quando ele se está a rir. Ele disse que estava um bocadinho saliente, que o fazia mais velho. E pediu para desbastar mais um bocadinho, para ficar mais liso e mais jovial. Mas mandaram avançar porque gostaram do que viram.
Já era um objetivo que tinha, fazer uma escultura. Já tinha feito uma para ficar à frente do seu museu, mas já tinha pensado em fazer o busto dele noutra dinâmica, noutra temática. E surgiu esta oportunidade e fiz com esta intenção de fazer uma coisa diferente.

Qual a vossa opinião, amigos?
A nossa, parece evidente…





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...