domingo, abril 23, 2017

DIA MUNDIAL DO LIVRO 2017








Uma curta metragem encantadora que encontrei sem querer e que me impressionou largamente, é o claro exemplo de como os livros podem transformar a vida de uma pessoa. Além disso deixa-nos bem cientes de que a biblioteca pode também ser uma espécie de paraíso para aqueles que dedicam as suas vidas aos livros. Livros estes que sabem retribuir tal devoção de forma comovente…
Essa a razão da sua escolha, na celebração deste Dia Mundial do Livro 2017.

Vencedora do Oscar de Melhor Curta Metragem de animação de 2012, The Fantastic Flying Books é uma animação adorável, que mostra como os livros nos apontam novos mundos e novos caminhos para além dos habituais.

A história gira à volta da destruição provocada pelo furacão Katrina, o gigante que arrasou áreas inteiras do sul da Flórida, Nova Orleans, Alabama, Mississipi e Louisiana em agosto de 2005. Mas os diretores William Joyce e Brandon Oldenburg minimizam a  tragédia, fazendo brilhar sobre ela a luz encontrada na literatura. Com referências ao furacão de O Mágico de Oz,  Mr. Morris Lessmore é arrastado para um mundo onde os livros são vivos, e cada um deles oferece uma viagem à parte para o leitor navegar nas suas páginas.




A fantasia encontra a paixão pela leitura. 
Mr. Morris Lessmore passa a viver nesse mundo dos livros vivos e a destruição ao seu redor ganha cor, passa a ser uma contrariedade não tão essencial quanto a viagem maravilhosa que a literatura lhe proporciona, inclusive através do prazer de escrever.

O escritor solitário vive alheado do mundo, concentrado em escrever a sua estória, até ao dia em que uma tempestade baralha todas as letras e transforma o mundo num lugar triste, a preto e branco. Ao avistar uma garota a voar na companhia de livros, o escritor é transportado para uma realidade completamente diferente da que estava acostumado. Agora como bibliotecário, irá dedicar-se aos livros e levar o mundo colorido da leitura para vida de outras pessoas. Ao mesmo tempo que ajuda o próximo, também consegue entender e construir a sua própria estória.


Ficha técnica:
Título Original: The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
Direção: William Joyce / Brandon Oldenburg
Argumento: William Joyce
Género:  Animação / Aventura / Drama
Origem: Estados Unidos
Ano de Produção: 2011
Duração: 15 Minutos






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...