sexta-feira, abril 07, 2017

UMA PÁSCOA DE SONHO - FELIZ PARA TODOS!





Peter Carl Fabergé foi um joalheiro russo nascido em São Petersburgo, Rússia. Foi um dos mais importantes ourives, joalheiros e designers da história das artes de decoração fina de objetos. Primeiro filho do também joalheiro Gustav Fabergé, aos 16 anos começou a trabalhar na empresa do pai e passou a trabalhar independentemente aos 21.

Estudou na Alemanha, Itália, França e Inglaterra,  mas depois de se casar com Augusta Jakobs, de quem teve quatro filhos, que também se tornaram desenhistas da Casa de Fabergé, assumiu o negócio do pai (1870), com 24 anos de idade. O seu irmão mais jovem, Agathon, também educado como joalheiro, associou-se a ele em Dresden (1882) e a empresa iniciou o seu período de sucesso mais brilhante. Juntos, atingiram a fama rapidamente, ganhando a Medalha de Ouro (1882) numa exposição na Rússia onde a esposa do Czar Alexander III lhes comprou um dos seus trabalhos.

                        Primeira Casa Fabergé, São Petersburgo                                                       Busto de Carl Fabergé

O grande prestígio dos Fabergé deveu-se principalmente à série incomparável dos Ovos de Páscoa Imperial, cerca de 56 (1884-1917). Dez destes ovos foram feitos para o Czar Alexander III como presentes para a czarina (1884-1894). O seu substituto, Nicholas II, comprou mais 44 ovos (1894-1918) para presentear a sua mãe e a sua esposa. Dois outros ovos só são conhecidos por fotografias e destes, apenas um se salvou após a Revolução de outubro (1917). Com lojas em Moscovo e São Petersburgo, fundou um seminário de artesãos em Moscovo (1887) e nos vinte anos seguintes, abriu filiais em Odessa, Londres, Paris, Cannes, Roma e Kiev, onde empregou três centenas de artesãos, a maioria formada no seminário da capital dos czares. Viajava regularmente entre Paris, Cannes, Roma, Moscovo etc, sem conseguir satisfazer a procura pelas suas luxuosas mercadorias.

Recebeu a medalha de ouro da exposição Paris Universelle (1900) e até à Revolução, cerca de 37 anos, a Casa Fabergé produziu cerca de 150 mil peças, dando a conhecer o domínio das várias técnicas do esmaltado, do ouro e cores diferentes como o amarelo, branco, verde e vermelho e ainda tons subtis como o laranja, cinzento e ouro azul. Conjuntamente com a Rússia imperial, durante o Primeira Guerra Mundial, a maioria dos artesãos da Casa Fabergé trabalhou no fabrico de armamentos para o exército.

Retrato de Carl Fabergé                                                           Museu Fabergé em Baden-Baden

Depois da Revolução bolchevique e do assassinato posterior da família imperial, Fabergé, pela Alemanha, fugiu para a Suíça, onde morreu em 24 de setembro de 1920, no Hotel Bellevue, em Lausanne. Em 1929 a sua família transladou os seus restos mortais para Cannes, conjuntamente com os de sua esposa, que morreu em 1925.


FELIZ PÁSCOA!





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...