sábado, agosto 16, 2014

RAPSÓDIA SOBRE UM TEMA DE PAGANINI - DE SERGEI RACHMANINOFF








Rapsódia sobre um Tema de Paganini , op. 43, ( russo : Рапсодия на тему Паганини, Rapsodiya na temu Paganini) é uma das partes de um concerto  de solo de piano e orquestra sinfónica escrito por Sergei Rachmaninoff,muito semelhantes com um concerto para piano. O trabalho foi escrito na sua casa, Villa Senar , na Suíça, de acordo com a pontuação, de 3 Julho a 18 de agosto de 1934. O próprio Rachmaninoff, intérprete notável das suas próprias obras, foi o solista de piano na estreia desta variação na Casa Lyric Opera em Baltimore, Maryland, a 7 de novembro de 1934 com a Orquestra de Filadélfia , conduzida por Leopold Stokowski .

A Rapsódia é maioritariamente baseada na vigésima quarta e última parte de Niccolò Paganini 's Caprichos para solo de violino, que inspirou obras de vários compositores . 

Toda a composição leva cerca de 25 minutos para ser executada. 

As variações são sobretudo em lá menor.

A variação XVIII, é lenta e de longe a mais conhecida, frequentemente incluída em compilações de música clássica, indepentemente.

A variação 24 e última da Rapsódia, apresenta uma dificuldade técnica considerável para o pianista executante, o que levou Rachmaninoff, pouco antes da estreia mundial da Rapsódia, a confessar o seu receio sobre a  sua capacidade de interpretar esta última variação. 

Após a sugestão do amigo Benno Moiseiwitsch , Rachmaninoff quebrou a regra usual contra o consumo de álcool e bebia um copo de licor de mentol para acalmar os nervos. 

O seu desempenho foi um sucesso espetacular, e antes de cada execução subsequente da Rapsódia, Rachnaninoff bebia este copo de licor. Daí o facto de  Rachmaninoff dar o nome de  " Variação do Creme de Mentol " à vigésima quarta variação.
  
Maude Adams (1872-1953) foi uma atriz de teatro, americana, famosa na Broadway de1888 até 1918. O seu desempenho mais popular foi o papel de Pedro, em "Peter Pan". Na realidade, não se conhece muito mais sobre a vida desta atriz.

É-lhe atribuida a provável inspiração do personagem de Elise McKenna na novela "Oferta Hora Return" de Richard Matheson em1975, e é  de 1980 a adaptação cinematográfica desta bela e imaginativa história de amor, "Somewhere in Time", interpretado por Jane Seymour. Afirma-se ser irónico o facto deste grande romance de amor ter sido interpretado por uma atriz à época tida como lésbica, mas que conseguiu um excelente desempenho num papel feminino.

O filme retrata a vida de um jovem que retorna ao passado para resgatar uma mulher que, no presente, diz ser o seu grande amor. A história tem início quando o jovem dramaturgo, Richard Collier (Christopher Reeve), conhece uma senhora idosa que lhe entrega um relógio de bolso, seguido da enigmática e desconexa mensagem "volte para mim".  Anos depois e desejando espairecer, viaja para um hotel grandioso e antigo, no qual vê a foto da atriz Elise Mckenna (Jane Seymour), por quem se apaixona perdidamente. 

No entanto, a fotografia é do ano de 1912, e o jovem decide então voltar ao passado para a encontrar. Nas suas pesquisas sobre a vida da atriz, descobre que esta se tratava, na realidade, da senhora que lhe dera o relógio anos atrás, o que lhe dá a certeza de que ela o conheceu no passado. Descobre ainda que Elise morreu na mesma noite em que o viu. Além disso, possui uma réplica do hotel com a melodia de Rachmaninoff, sua favorita, que estava sua foto,  além de livros sobre viagens no tempo. Tais revelações cercam-no de um clima de mistério e dão-lhe a decisão de encontrar a sua amada.







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...