domingo, agosto 31, 2014

CAMPEONATO MUNDIAL DO TANGO 2014, BUENOS AIRES - Os Bailarinos Argentinos Juan Malizia Gatti y Manuela Rossi são os CAMPEÕES DO MUNDIAL DE TANGO 2014









O tango está na moda. Prova disso é o recorde de participação no Campeonato Mundial de Tango, em Buenos Aires.

Começou a desenvolver-se no final do século XIX, baseado nas danças dos antigos escravos negros.
Camponeses atraídos para a cidade, pequenos criminosos que viviam nos subúrbios, e imigrantes italianos e espanhóis amontoados em bairros pobres do porto de Buenos Aires deram os primeiros passos de uma dança que, rapidamente, se tornou sinónimo de Argentina e de paixão. Hoje, centenas de milhares de amantes do tango cultivam a paixão nas milongas, determinados a descobrir os segredos do tango.


A edição 2014 reuniu bailarinos de 41 países.

Os argentinos Manuela Rossi e Juan Malizia Gatti venceram o grande prémio.
“A coreografia destaca os papéis do homem e da mulher, o feminino e a sensualidade, e por outro lado o homem com uma postura sólida. Foi uma coreografia tradicional”, explicou Manuela Rossi.


Menos tradicionais, os irmãos gémeos Nicolas e German Filipeli foram apurados para a final. Foi a primeira vez que um par masculino conseguiu chegar tão longe num campeonato do mundo.


Outro dos grandes destaques da competição: a primeira chinesa a chegar à final. Shirley Xu dançou com o argentino Jesús Taborda. O casal ficou em terceiro lugar.
A bailarina de 29 anos nascida em Pequim começou a dançar tango há apenas cinco anos.
Hoje em dia é presidente da Associação Chinesa de Tango Argentino.

“A música está dentro de nós. Quando dançamos o corpo e a música foram uma só entidade.
O corpo sente o ritmo.
A mente está completamente livre. A música move-nos quando dançamos o tango., não é preciso pensar, apenas sentir a música, é intuitivo. As pessoas podem ficar surpreendidas com a minha forma de ver as coisas mas é isto que sinto” , afirmou a dançarina chinesa.

“Nós, argentinos, somos muito apegados ao bairro, ao café, ao bar, ao lugar onde nos reunimos para falar de futebol, de política… Queremos mudar o mundo… Há lugares e temas como a família, os pais, a mãe, os amigos de infância. O poeta que escreveu as letras do tango fala dessas coisas todas. O tango define-nos, define a nossa cultura, e eu não sei se podia viver sem o tango”, realç0u ainda Jorge, outro bailarino.



Lorena González, do Uruguai e o argentino Sebastián Acosta ficaram em primeiro lugar na categoria de Tango de Salão.

Portugal também esteve representado no mundial, depois de em 2011 uma dupla nacional ter conquistado o primeiro lugar no campeonato europeu de Tango.







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...