domingo, agosto 17, 2014

Campanha faz sucesso ao desafiar celebridades a tomar banho de água gelada










Mark Zuckemberg, Bill Gates e Tim Cook são algumas das personalidades que entraram na brincadeira que visa arrecadar fundos para o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)


O desafio do ALS - Ice Bucket Challenge (Desafio do balde de gelo), onde a pessoa deve derramar um balde de água fria sobre a cabeça e desafiar outras a fazerem o mesmo, ganhou força nos últimos dias na internet e já fez celebridades se molharem em prol da ação. O cantor Justin Timbarlake, o co-fundador do Twitter Dick Costolo e até o criado do Facebook, Mark Zuckerberg, divulgaram vídeos em que aparecem levando um banho de água fria para colaborar com a causa.

A campanha foi criada para arrecadar fundos para o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig e doença de Charcot. Quem aceitar a tarefa deve indicar mais três pessoas para entrar na brincadeira, caso contrário ela deve doar U$100 à ALS Foundation.

Mark Zukerberg foi desafiado pelo governador do estado americano de Nova Jersey, Chris Christie. O fundador do Facebook aceitou a tarefa e fez as suas nomeações. Bill Gates, a colega no Facebook Sheryl Sandberg e o CEO do Netflix, Reed Hastings,declarando: “ Ontem o Governador, Governor Chris Christie escolheu-me para o desafio da fundação ALS. Aceitei a sua escolha, e agora, a seguir, nomeio Bill Gates, Sheryl Sandberg e Reed Hastings

Depois o criador da Microsoft aderiu e publicou um vídeo humorístico, mostrando como é que se faz. "Eu quero aceitar o desafio e fazer melhor do que já foi feito. Vocês, amigos, têm 24 horas para cumprir ao desafio ou fazer o donativo à ALS Foudation, ou ainda ambas as coisas",acrescentou.

O “ice bucket challenge” nasceu nos Estados Unidos e representa um ato de cariz solidário. A ideia, à data, passava por angariar donativos para tratar uma criança com cancro. Os vídeos divertidos eram o chamariz. O uso desmedido da prática abafou o cariz humanitário desta, mas não por completo. Foi com esta intenção que Zuckerbeg, entre outros, aceitou o desafio. O seu objetivo principal é ajudar a associação ALS a angariar dinheiro para pacientes e investigadores da  esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida por doença de Lou Gehrig.

A iniciativa chegou também a várias celebridades, como as atrizes e atores Elizabeth Banks e Jennifer Morrison,  Jimmy Fallon, Martha Stewart, Matt Lauer e Matt Harvey. O presidente dos EUA, Barack Obama, foi igualmente desafiado. Mas, em vez de se molhar à frente de terceiros, optou por fazer uma doação em dinheiro.



A mobilização trouxe bons resultados para a causa. De acordo com a ALS, entre os dias 29 de julho e 12 e agosto foram arrecadados US$ 4 milhões em doações. Para se ter uma ideia, no mesmo período do ano passado a entidade tinha recebido US$ 1,1 milhão de dólares. Mais de 70 mil novos doadores entraram na associação. Mas para colaborar com a campanha é preciso entrar no site da organização.

Em Portugal, quem quiser participar ou fazer qualquer doação semelhante à de Mark Zuckerbeg, pode fazê-lo.

Os contactos são:


Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica
Telefone: 213 861 482









Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...