terça-feira, julho 31, 2012

OS CONCERTOS MAIS BELOS - Os Que Eu Prefiro








Não resisti a publicar aqui, neste meu espaço simples, uma mensagem dedicada aqueles concertos que são os mais marcantes para mim na minha modesta atividade musical. Escolhi três intérpretes que considero exímios, e bem diferentes entre si. Abro uma excepção para o último intérprete, um dos maiores pianistas de todos os tempos, até hoje. Para esse, não terei certamente palavras... 


CONCERTO N.º5 PARA PIANO (The Emperor) - LUDWIG BEEHOVEN:

Héléne Grimaud
Hélène Grimaud é, aos 39 anos, uma das mais aclamadas pianistas francesas no panorama internacional. De descendência italiana, descobriu o piano aos sete anos de idade, e um dia, bem mais tarde, um dos seus professores disse-lhe: "Não quero que sejas a melhor, quero que sejas única". Beethoven tem, para Hélène, um encanto especial. E ao longo do tempo a sua música amadurece dentro da pianista, tornando-a cada vez melhor.

Este Concerto n.º5 Para Piano de Beethoven, conhecido  por "O Imperador", é uma peça da maior mestria e beleza que Hélène interpreta magistralmente. O motivo muito especial que me liga a esta peça, é o de ter sido escolhida por mim como prova final de virtuose do meu curso de piano no Conservatório Nacional de Lisboa. Saudades...
E  aqui está:

Hélène Grimaud: CONCERTO N.º5 PARA PIANO (O Imperador), 
de Ludwig Beethoven



CONCERTO N.º1 PARA PIANO - TCHAIKOVSKY:

Lang Lang

Lang Lang é um pianista clássico chinês, residente em Nova Iorque e cada vez mais popular em todo o mundo. As suas aparições em concertos, televisão, álbuns e bandas sonoras proporcionam-lhe níveis de audiências enormes. Além de excelente intérprete, Lang tem feito muito para incentivar as crianças e músicos jovens na música clássica, especialmente através da fundação internacional que lançou em Nova Iorque, em 2008.

Além de receber inúmeros prémios, apareceu na Revista Time's, na lista das "100 Pessoas Mais Influentes do Mundo". Mais recentemente, Lang Lang foi escolhido como embaixador oficial mundial para a "Expo  Shangai 2010", entre outras honrarias. A sua juventude e a magnífica interpretação desta peça, levaram-me à sua escolha.

O grande Tchaikowsky não precisa de palavras, muito menos este seu esplendoroso Concerto N.º1 Para Piano, famoso ao nível planetário da música clássica. 
  

Lang Lang: CONCERTO N.º1 PARA PIANO - Piotr Tchaikovsky




CONCERTO N.º3  PARA PIANO - SERGEI RACHMANINOFF

Vladimir Horowitz

Famoso entre os maiores pianistas de todos os tempos, Vladimir Horowitz nasceu em 1903, na Ucrânia. Recebeu as primeiras lições de piano de sua mãe, e terminou a sua Graduação em Piano precisamente com a execução deste concerto. A partir de 1925 abandonou a Rússia para uma série de atuações, por diversos países, incluindo os EUA, e não mais voltou a ver a sua família.

Este Concerto N.º3 Para Piano de Sergei Rachmaninoff é considerado um concerto "só para alguns", e constitui a "prova de fogo " de um pianista. O próprio Hofmann, a quem Rachmaninoff ofereceu o concerto, recusou a sua execução alegando "que não era para ele"...

A interpretação que escolhi é a interpretação de um génio, o magistral Vladimir Horowitz, que trabalhou este concerto 48 anos antes de o gravar. Teve aprovação incondicional de Rachmaninoff, que nunca publicou esta peça antes de ouvir Horowitz tocá-la. Curiosamente os dois compositores e amigos, interpretaram-na, algumas vezes, em conjunto. São imagens de 1978 e registam a última vez que Horowitz tocou este concerto em público.

É com um orgulho imenso que insiro no meu blogue estas imagens daquele que considero o mais belo concerto...


 Vladimir Horowitz: CONCERTO N.º3 PARA PIANO - Sergei Rachmaninoff



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...