quarta-feira, julho 18, 2012

ELES ESTÃO AÍ ! - The Tall Ships Races Lisboa 2012












Um dia magnífico, presente deste nosso verão português, "quase" me obrigou a publicar esta mensagem. De facto o céu totalmente azul, 38 graus de temperatura e um vento quente não demasiado forte, são os condimentos necessários para celebrar e desfrutar o evento que já se vislumbra ao longe, no Tejo.
Percurso "The Tall Ships Races Lisboa 2012"

Este ano a minha cidade, Lisboa, recebe a edição da "The Tall Ships Races Lisboa 2012", que nos visita uma vez mais, de sábado 19, até domingo 22. Por muitos considerado o evento do ano, a verdade é que, graças às fantásticas condições para o desporto da vela com que a natureza nos brindou, águas brandas e ventos favoráveis, promete ser mais um sucesso. 

Pela bela e aristocrática Baía de Cascais, o movimento é grande. Os veleiros reúnem-se e fazem uma espera, talvez adiantados em tempo. Mas muitos já começam a desfraldar as respetivas genoas e bujarronas, para rumarem a Lisboa, concretamente para a Doca de Santa Apolónia. 

Santa Apolónia acolhe este evento já na seu novo Cais dos Cruzeiros, de extensão superior a um quilómetro, até ao Parque Expo, e num cenário lindo irá acolher plenamente todos os grandes veleiros, nas melhores condições. Serão em número de 50. Aqui, oriundos de todo o mundo, estes veleiros poderão ser visitados pelo público, que poderá participar das diversas atividades que terão lugar no Recinto, tudo com entrada livre. Haverá concertos, cinema ao ar livre, jogos para as crianças piratas ambulantes, zonas de alimentação, zona lounge e muito mais.

Mastros de Veleiro Classe A

À noite o ambiente será único. Aliás, como já é apanágio da zona das Docas, que todos nós tão bem conhecemos e um mundo de turistas também. Com as luzes e o colorido dos Grandes Veleiros a iluminarem a cidade, o Cais de Santa Apolónia vai ainda ser animado pelo cartaz musical e pelos mais de 3.000 jovens tripulantes de todo o mundo que vêm embarcados nos Tall Ships! Dá para imaginar...

Destaque ainda para o desfile das tripulações na Baixa de Lisboa, na Rua Augusta, no dia 20 e finalmente para o grande Desfile Náutico do dia 22, de encerramento, e que deverá proporcionar imagens de rara beleza, quase inimaginável, no momento da passagem dos Grandes Veleiros sob a Ponte 25 de Abril. Absolutamente imperdível.

Regata " 50th Anniversary The Tall Ships Races 2006"

Lisboa recebeu a primeira edição das "The Tall Ships Race" em 1956. Esta primeira edição foi organizada com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela, uma vez que a chegada do motor a propulsão a vapor levou ao seu desaparecimento. Os conflitos da Primeira e Segunda Grandes Guerras Mundiais trouxeram grandes danos para estas embarcações - ficavam paradas ou reduzidas a objetos de compensação das guerras.

Desta forma, amantes da vela perspetivaram nestas regatas a oportunidade de renascer as suas tradições, permitindo às gerações vindouras a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades através de treino de mar em grandes veleiros. Em 1954, o embaixador português em Londres, Pedro Theotónio Pereira, e um advogado londrino, Bernard Morgan, fomentaram a realização de uma regata que reunisse os grandes veleiros ainda existentes.

Doca de Alcântara

Assim, com o apoio de outras personalidades de prestígio do mundo náutico, surgiu a comissão que organizou a 1.ª regata em Thorbay, sul de Inglaterra, e em Lisboa com a partcipação dos doze maiores veleiros à época: Moyana (UK), Christian Radish (Noruega), Ruyam (Turquia), Falken (Suécia), Maybe (Holanda), Gladan (Suécia), Flying Clipper (Suécia), Creole (Reino Unido), Sorlandt (Noruega), Georg Stage (Dinamarca), Sagres (Portugal), Mercator (Bélgica) e mais outros 8 veleiros, de menores dimensões.
Devido ao sucesso da regata e à atenção mediática que atraiu, seguiram-se muitas outras edições que se realizam anualmente até aos dias de hoje.

Para os mais curiosos, os grandes veleiros dividem-se em 4 categorias, dependendo do seu Comprimento Total, do Comprimento da linha d'água (LWL) e do equipamento de Vela.

Veleiros Classe A

Classe A: 
Navios de velas quadradas - Barca, Lugre-Patacho, Brigue, Patacho e outros veleiros com Comprimento Total superior a 40 metros, não incluindo a vela.

Veleiros maioritariamente pertencentes à Classe B

Classe B:
Chalupa de um mastro, Chalupas, Ioles e Escunas - embarcações com Comprimento Total inferior a 40 metros e com Comprimento de linha d'Água de pelo menos 9,14 metros.

Cartaz do Evento "The Tall Ships Races Lisboa 2012"

Programa da edição "The Tall Races Lisboa 2012": 

Quinta feira (dia 19): Visitas aos navios, Animação no Race Village, Cerimónia de Abertura, Jantar do Capitão.
Sexta feira (dia 20): Visitas aos navios, Aimação no Race Village, Crews Parade e Entrega de Prémios, Jantar e Festa Crew.
Sábado (dia 21): Visitas aos navios, Animação no Race Village, Encerramento
Domingo (dia 22): Grande Desfile Náutico de Encerramento.

Mapa da Doca de Alcântara, Cais dos Cruzeiros

Para saber mais sobre este evento, siga o link: 
www.tallshipslisboa.com
De 9 a 22 de julho,
Cais do Santa Apolónia e Rua Augusta
Metro: Santa Apolónia



O GRANDE EVENTO:

THE TALL SHIPS RACES LISBOA 2012 - Day 1:

TALL SHIPS RACES LISBON 2012:


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...