terça-feira, agosto 07, 2012

EPOPEIA DO SÉCULO XXI - "Curiosity" em Marte











O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou nesta segunda feira de "feito histórico" a chegada a Marte do veículo explorador Curiosity, que pousou no planeta vermelho após uma viagem de 567 millhões de quilómetros.

"Este é um trinfo da tecnologia sem precedentes", acrescenta o comunicado presidencial, para quem esta missão prova que inclusive as coisas mais difíceis não resistem ao engenho humano. A  NASA confirmou que o veículo, de uma tonelada, pousou na Cratera Gale após uma complexa manobra durante o qual se denominou "sete minutos de terror" desde a sua entrada na atmosfera marciana.

1- Fotografia enviada pelo veículo Curiosity   2- Fotografia também enviada pelo Curosity   3-Chegada do Curiosity a Marte
Nesse período, o Curiosity passou dos 21.000 km/h aos zero. A primeira ligação Marte-Terra era sinal de que tudo estava bem com o veículo. Afinal, das 39 missões a Marte apenas 15 foram concluídas com sucesso.

Só após o primeiro sinal recebido na Terra é que os investigadores da NASA conseguiram respirar de alívio. Pouco passava das 6h30, quando os investigadores da agência espacial norte-americana festejaram a chegada à superfície de Marte.

A expectativa dos astrónomos  e investigadores é alta, mas os resultados das experiências que serão realizadas pelos instrumentos do veículo Curiosity poderão dar mais perguntas do que respostas. Concluir que há vida em Marte, só por via indireta. O veículo não transporta um microscópio que permita observar diretamente a existência de vida. 

1- Curiosity em Marte                          2-Cientistas da NASA festejam o evento                 3-Percurso do Curiosity, no espaço
Por isso, para realizar este velho sonho de descobrir vida em Marte, muita da esperança dos cientistas está nos instrumentos de medição e análise que o Curiosity transporta. Descobrir a existência de metano em Marte, pode ser indicativa da atividade biológica. Os aparelhos vão conseguir detetá-los, mas são  necessários dados complementares para determinar se a sua origem é biológica ou natural. Mas a obtenção dos primeiros resultados considerados interessantes pelos cientistas, podem ainda demorar algumas semanas ou até meses.


Sonda Curiosity e superfície de Marte

As primeiras fotos já foram enviadas, ainda sem a qualidade considerada razoável. Mas muitas outras virão, certamente. De algum marciano, quem sabe? 

...Nós, muito brevemente. Com a preciosa informação do Curiosity.



CURIOSITY
Distâncias:
- Da Terra à Lua: 384.403km
- Equador Terrestre: 40.075km
- Terra-Marte (no dia 6-08-2012): 248.000.000km
- Percorrida em toda a missão: 587.000.000km, o equivalente a 1475 vezes a distância Terra-Lua ou 14.148 voltas à Terra.
Data de lançamento: 26-11-2011
Data de chegada a Marte: 06-08-2012
Duração da viagem: 254 dias
Duração da missão: 687 dias terrestres
Dia na Terra (uma volta no seu eixo): 24h00
Dia em Marte (uma volta no seu eixo): 24h39m









Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...